Noite de Banho de Blues

No ano do centenário do blues, um dos mais populares gêneros da música mundial, o Hermes Bar promove a nona edição do já tradicional festival Banho de Blues, que reúne feras locais, nacionais e até internacionais do mundo do blues. O evento começa hoje e vai até sábado, com bandas e artistas locais, do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, em shows com vários estilos e épocas diversas, das raízes escravas do delta do Mississipi até as mais recentes tendências do blues.

Quem abre os trabalhos hoje às 22h são Greg Wilson, guitarrista, compositor e líder da banda paulista Blues Etílicos, e o harmonista gaúcho Alex Rossi, que já dividiu o palco com alguns dos maiores nomes do blues nacional e internacional. Amanhã a programação segue com a banda da casa, Hermes Acoustic Blues, num show inédito reunindo os vocalistas Luiz Seman (Sweet Memories) e Francine Rick, interpretando clássicos do blues/rock dos anos 70 e 80.

Na sexta, às 23h, é a vez da banda curitibana Blues del Fuego e do multiinstrumentista maringaense Marcelo Bastos. A primeira traz um repertório à base de standards do Chicago style. Bastos se dedica ao jazz blues, tocando saxofone, violão e guitarra. Encerram a programação no sábado, também às 23h, as bandas Mister Jack (Curitiba) e Prado Blues Band (São Paulo). A formação nativa é figurinha carimbada na cena bluesy de Curitiba, tendo se apresentado em diversos festivais e excursionado por várias cidades brasileiras. Já os paulistanos têm um estilo pouco difundido no Brasil, o Jump Blues ou West Coast Blues, uma fusão do blues tradicional com o swingin? jazz dos anos 30 e 40. Os músicos se apresentam com a maior fidelidade ao estilo, tanto nos equipamentos originais da época quanto nos trajes e repertório, que varia desde versões de Little Walter a Charlie Parker. A banda acaba de lançar seu primeiro trabalho.

Resgate

“Em 1993 tínhamos uma cena blues muito forte em Curitiba, e resolvemos fazer um ?festival?, que acabou reunindo três bandas numa noite no Hermes Bar. No ano seguinte, nasceu o Banho de Blues, evento que tem se mantido como o único neste segmento em Curitiba desde então”, relembra Luis Alceu, proprietário da casa, que funciona desde 1961 na Água Verde, em Curitiba.

A proposta do festival é promover a integração dos músicos locais com outros oriundos do Brasil e do exterior. “Já passaram por aqui os principais nomes do blues no Brasil, como André Cristovam e Nuno Mindelis, e algumas atrações internacionais, como o texano Paul Orta e o nova-iorquino John Turner. Isso faz do nosso festival um dos melhores do País”, conclui o empresário.

***

O Hermes Bar fica na Avenida Iguaçu, 2504. Os ingressos variam entre 6 e 10 reais. Informações pelo telefone (41) 3018-9320, ou pelo site www.hermesbar.com.br

Voltar ao topo