O Festival de Teatro de Curitiba promove nos dias 20 e 22 de março, às 19h, o lançamento de livros e noite de autógrafos na Livraria FNAC, no Park Shopping Barigui, com a presença dos autores. O projeto começou no ano passado e foi um dos grandes sucessos do Festival em parceria com a FNAC. Os livros têm em comum a biografia de atores, atrizes, diretores e autores ligados ao teatro brasileiro. (confira abaixo os livros de cada dia).

Hoje acontecerá o lançamento Coleção Teatro Brasileiro ? volume 6 ? da Hamdan Editora e Produtora. Quatro textos compõem este volume: Camalões Dourados do Paraíso, A Incrível Confeitaria do Senhor Pelica; A Mulher com Ele e A Vida Que Pedi, Adeus. Simultaneamente haverá noite de autógrafos dos livros Yan Michalski ? Reflexões sobre o Teatro Brasileiro no Século XX; Fora do Sério e Antonio e Cleópatra publicados pela Editora Funarte, de São Paulo.

Na quarta-feira, 22, a noite de autógrafos inclui três livros da Coleção Aplauso, editada pela Imprensa Oficial de São Paulo: Aracy Balabanian ? Nunca Fui Anjo; Maria Adelaide Amaral: a emoção libertária e Teatro Brasil Samir Yazbek.i e Passaporte 8574, da Editora Ibis Libris.

Lançamento

Na segunda-feira, dia 20, às 19 horas, estarão presentes ao lançamento do volume 6 da Coleção Teatro Brasileiro, publicada pela Editora Hamdan, a diretora Soraya Hamdan e os autores Dionisio Neto, Pedro Bricio e Sérgio Roveri.

O volume 6 da Coleção inclui os seguintes textos:

– Camaleões Dourados do Paraíso, de Dionisio Neto. Com humor anárquico, ele descreve uma tarde de verão intenso. A bandeirante Pirilena vai ao apartamento de seu vizinho, o traficante de peles, Ramires, para fazer um trabalho escolar, quando são surpreendidos pela invasão domiciliar do ecologista radical Colombo.

– A Incrível Confeitaria do Sr. Pellica, de Pedro Bricio. Em uma confeitaria do século 18, de um reino fictício, devastado pela guerra, o confeiteiro Pellica tenta sobreviver com a sua arte. Para vencer o concurso de tortas do Rei ele se envolve numa trama desenfreada de intrigas, amores e ilusões. Pellica tem de escolher entre a arte e o negócio, a realidade e o sonho, a fé e a razão.

– Mulher com Ele, de Rosangela Petta, conta sobre uma executiva decidida a vencer no mundo dos homens acredita que perdeu a vaga de vice-presidente porque á mulher. Tem um chilique, toma um porre e, no dia seguinte, ao acordar, descobre que um pênis nasceu entre suas pernas.

– A Vida que Eu Pedi, Adeus, de Sérgio Roveri, sobre o cotidiano trágico e bem -humorado de um casal desempregado e em crise econômica que termina seus dias administrando a esquina de uma grande cidade. Eles comandam uma equipe de vendedores de bala, engolidores de fogo, limpadores de pára-brisas de automóveis e malabaristas.

Noite de Autógrafos

Simultaneamente ao lançamento da Coleção Teatro Brasileiro, outros livros terão a presença de autores na noite de autógrafos. Estão nesta lista:

Reflexões Sobre o Teatro Brasileiro no Século XX, de Yan Michalski, tem organização de Fernando Peixoto, que estará presente, é uma coletânea de 180 críticas teatrais de Yan Michalski, escritas para o Jornal do Brasil, entre 1963 e 1982, e selecionadas por uma comissão composta por Fernando Peixoto, Bárbara Heliodora, Mariângela Alves de Lima, Aldomar Conrado e Macksen Luís.

Michalski fez uma análise detalhada dos espetáculos, contextualizando-os no momento histórico em que estavam inseridos e foi uma voz atuante contra a repressão, como comprovam alguns de seus textos como O caso de Isolda Cresta e A censura, de novo.

Outro autor que estará presente na FNAC para a noite de autógrafos será Delson Antunes. O seu livro, Fora do Sério, é resultado de uma vasta pesquisa histórica e fotográfica do que foi o Teatro de Revista no Brasil, gênero inspirado no teatro ligeiro francês, que aqui se transformou em verdadeiro sucesso, retratando temas e tipos locais, com muito humor e crítica.

O último livro desta noite de autógrafos será Antonio e Cleópatra, da tradutora Beatriz Viégas-Faria, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os cinco atos de Antônio e Cleópatra, de William Shakespeare são repletos de intrigas políticas mescladas a fervorosas declarações de amor. Produzida em 1607, esta tragédia tem como tema a relação entre o militar romano Marco Antônio e Cleópatra, a célebre rainha do Egito. O casal sonhava com o estabelecimento de um grandioso império no oriente, mas seus planos foram interrompidos. Os personagens marcantes e os diálogos impetuosos fazem de Antônio e Cleópatra uma peça emocionante e envolvente em todos os seus momentos

Serviço
Livraria FNAC Park Shopping Barigui
Dia 20 às 19h
Lançamento da Coleção Teatro Brasileiro
Noite de Autógrafos
Estarão presentes para ao lançamento da Coleção Teatro Brasileiro a diretora Soraya Hamdan e os autores Dionisio Neto, Pedro Bricio e Sérgio Roveri.
Para a sessão de autógrafos estarão presentes Fernando Peixoto, Delson Antunes e Beatriz Viégas-Faria.