De Odilon Ratzke: interferências na imagem.

O Museu Metropolitano/Centro Cultural Portão sedia a mostra Fotografias Contemporâneas, que reúne trabalhos de 26 artistas do Ateliê Viriato, além de imagens realizadas pelo próprio curador da exposição, o artista plástico Edilson Viriato.

Na exposição estão obras que utilizam fotografias computadorizadas, imagens digitalizadas, colagem, plotagem, interferência de materiais diversos e associações com outros elementos e materiais tridimensionais. Os trabalhos revelam mais uma forma de comunicação pela arte, utilizada por artistas que também se expressam por meio da produção de desenhos, pinturas, objetos e instalações. Os temas lançam um olhar universal, que questiona a atualidade do corpo, da alma, do caos e da matéria. São linhas de pensamento que vêm sendo pesquisadas por artistas de todo o mundo.

Destaque da mostra para as fotografias de Marlon Azambuja, resultantes do experimento A Queima e o Repouso da Matéria, realizado no Museu de Arte Contemporânea em 2002, e que consiste em um círculo de mais de 700 velas acesas simultaneamente. As imagens captam o momento em que o fogo realiza uma “dança” geniosa pelo espaço. Outro artista participante, Odilon Ratzke, incorpora em suas obras influência direta da contemporaneidade, trabalhando no limite da fotografia ao interferir em imagens já estabelecidas. Nas instalações de Marilsa Urban, outro nome presente na exposição, estão elementos como religiosidade, fé, santidade, promessas, dogmas, doutrina e a natureza.

***

Abertura amanhã, às 17h, no Centro Cultural Portão (Rep. Argentina, 3430). Visitação até 23 de fevereiro.

continua após a publicidade

continua após a publicidade