No balanço do mar

Durante o verão, tudo o que os canais abertos querem é cativar a audiência. Para tanto, já virou costume as emissoras darem um ar mais ?tropical? e descontraído aos seus programas e passarem a gravá-los diretamente da praia ou de lugares mais arejados. Algumas emissoras levam essa temática de férias tão a sério que não se importam nem mesmo com as longas distâncias e os altos custos de produção. É o caso do Mais você, da Globo, do Pra valer, do De olho nas estrelas, da Band, e do Fala Brasil, da Record.  

Enquanto as atrações da Band e da Record não saíram do Brasil, o programa apresentado por Ana Maria Braga investiu pesado em viagens, chegando a fazer um cruzeiro pelo Caribe. Para se ter uma idéia, desde o início do ano, o Mais você está sendo exibido a cada semana de um lugar diferente. Na primeira semana, Ana Maria apresentou o programa do Guarujá, litoral de São Paulo. Na segunda semana, Ana Maria e sua equipe fizeram um cruzeiro por ilhas do Caribe, e nas duas últimas semanas, o programa vai ser apresentado de uma casa de campo. Segundo Ana Maria, o objetivo dos especiais de verão é fazer com que o telespectador saia de férias junto com ela.

 Já o Pra valer e o De olho nas estrelas, da Band, e o Fala Brasil, da Record, se limitaram ao litoral brasileiro. Enquanto o primeiro, liderado por Claudete Troiano, foi apresentado no dia 28 de dezembro do litoral do Espírito Santo, e registrou 1,5 de audiência, o segundo, comandado por Leão Lobo e exibido de 28 de dezembro a 5 de janeiro, foi gravado no Guarujá e marcou 2,5 pontos de audiência. Mesmo não indo para locais distantes, os programas alcançaram suas metas de manter as médias mensais.

 Quem também foi contagiada pelo clima do verão e pela tentativa de fisgar a audiência foi a Record. Desde o início de janeiro, a emissora tem agradado a audiência ao exibir, sempre às segundas-feiras, o Fala Brasil de capitais praianas. Ancorado por Luciana Liviero, o telejornal já foi exibido ao vivo do Rio de Janeiro, de Florianópolis e até o fim do verão será exibido de outras capitais à beira-mar.

 Outra emissora que investe muito nessa tendência ?praiana? é a MTV. Diferentemente da Globo, contudo, o canal musical aposta em vinhetas e programas interativos, como o Jornal MTV e o MTV.DOC. Enquanto o primeiro – apresentado por Léo Madeira e Ana Luiza Castro – conta a história da vida de artistas, apresenta as paradas musicais pelo mundo e quadros que realizam sonhos de fãs, o segundo faz uma retrospectiva de todos os verões da MTV com depoimentos de músicos e VJs.

 Até o fim de fevereiro, a emissora musical promete exibir outros programas preparados especialmente para o verão 2007. Enquanto isso, o público que não quer ficar de fora da programação ?quente?, pode acompanhar e até mesmo participar das atrações através do site mtv.com.br. 

Voltar ao topo