d2x.jpgNum momento em que o transporte aéreo nacional entrou em colapso e cada vez mais presencia-se a chegada de grandes navios de cruzeiro ao País, Navios e portos do Brasil, editada através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce, é uma obra de atualidade, a mais completa em termos históricos até agora publicada sobre o assunto, com um acervo de mais de quinhentas imagens, retratando os navios de todas as bandeiras em que vieram os antepassados de milhões de brasileiros.

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Um livro que rememora os trágicos afundamentos de dezenas de navios de passageiros nacionais por parte de submarinos alemães durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, determinando a entrada do Brasil naqueles conflitos, e as grandes catástrofes acontecidas em águas nacionais, como os naufrágios dos navios Príncipe de Asturias e Principessa Mafalda, com centenas de vítimas. Mas, um livro que resgata também o glamour das viagens transatlânticas, com suas noites de gala e a vida ociosa a bordo durante as longas travessias…

Navios e portos do Brasil é um livro de caráter iconográfico que resgata a história da navegação fluvial, costeira e oceânica no Brasil, num período que vai de aproximadamente 1900 até a época de ouro da navegação transatlântica, que finda na década de 1960, num vasto trabalho de resgate e recuperação de um acervo visual em vias de desaparecimento, com imagens contidas em cartões-postais e álbuns de lembranças, as quais retratam aspectos de interesse histórico e não foram até agora devidamente preservados nem valorizados na sua surpreendente dimensão humana.

A obra, editada através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Companhia Vale do Rio Doce, contém capítulos sobre a história da criação da frota mercante nacional e percorre, como faria um turista daquela época, as dezenas de rotas que serviam as vias fluviais e costeiras, com embarcações que marcaram época, através de companhias como o Lloyd Brasileiro, a Companhia Nacional de Navegação Costeira e outras, que serviam os portos marítimos do País, além de vias fluviais como os rios Amazonas, São Francisco e Paraná.

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Um capítulo especial aborda a Marinha do Brasil, com imagens de famosos navios da esquadra nacional. Outros importantes capítulos são dedicados à história dos principais portos nacionais, como os de Manaus, Belém, Recife, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá, São Francisco, Itajaí, Florianópolis, Rio Grande, Porto Alegre e Corumbá, com cenas dos cais e navios atracados, da azáfama intensa dos carregadores, do embarque e desembarque de passageiros e da chegada de imigrantes.

Também é destacada a navegação oceânica, que na época mantinha o Brasil em contato com o mundo, através de transatlânticos brasileiros que faziam a linha regular para a Europa e através dos navios de importantes companhias internacionais que serviam portos brasileiros, como as alemãs Hamburg-Amerika Linie, Norddeutscher Lloyd e Hamburg-Südamerikanische, com os lendários navios Cap Polonio e Cap Arcona. A Mala Real Inglesa, com seus navios Alcantara, Almanzora, Araguaya e Amazon. Companhias italianas como o Lloyd Sabaudo e a Navigazione Generale Italiana, com seus transatlânticos Giulio Cesare e Augustus. As francesas Compagnie de Navigation Sud-Atlantique, Compagnie de Messageries Maritimes e Chargeurs Réunis, com seus navios Ville de Rio de Janeiro e Ville de Pernambuco. 

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