Natal feito criança na capital paranaense

No próximo dia 27, começa em Curitiba mais uma edição do Natal do HSBC, com o tema Natal feito criança. O espetáculo, que está entrando em sua décima sétima edição, acabou virando cartão-postal da cidade.

Nesta época do ano, pessoas de diversas partes do País vem à capital paranaense para prestigiar o coral de 160 crianças que solta a voz nas janelas do Palácio Avenida, que por sua vez é todo decorado com artigos natalinos.

“O espetáculo começou a ser realizado em 1991, ainda com o Bamerindus e como um presente à cidade de Curitiba. Entretanto, era simplesmente um coral de crianças que cantava nas janelas do Palácio Avenida. Em 2000, com o HSBC, passou a ter um tema diferente a cada ano”, conta o diretor de marketing do HSBC, Marcelo Vellozo.

“As crianças que fazem parte do coral são atendidas o ano todo por programas sociais mantidos pelo banco. A apresentação de Natal é a coroação de todo este trabalho.”

Em 2000, o espetáculo teve como tema Declaração dos desejos da criança. Naquele ano, os meninos e meninas participantes dos projetos sociais enumeraram uma série de desejos para que o mundo se tornasse um lugar melhor, como paz, união, brincadeira, amizade, amor, música e respeito à natureza.

Nos anos seguintes, estes desejos foram trabalhados como temas de maneira isolada. No ano de 2004, com o tema Um canto de paz, o espetáculo teve, pela primeira vez, um convidado especial interagindo com as crianças e fazendo o papel de mestre de cerimônias. Este convidado foi o ator Paulo Autran.

“Me emociono todos os anos com o espetáculo. Porém, em 2004, por termos tido a estréia de um convidado especial, foi uma apresentação bastante especial”, diz Marcelo.

“Participar do coral é inesquecível. Sempre gostei muito de cantar, atuar e dançar e o coral serviu para confirmar que tenho talento para isso. Depois de passar por ele, me senti mais valorizado e seguro. Tanto que pretendo seguir carreira artística”, comenta o estudante Lucas Rafael do Nascimento, de 16 anos, que participou das apresentações em 2005 e 2006 e hoje atua como menor aprendiz na área de responsabilidade social do HSBC.

No ano passado – com a temática Natal no palácio encantado, onde uma criança estava à procura de um lugar mágico para passar o Natal – o espetáculo teve pela primeira vez uma mulher (a atriz Irene Ravache) atuando como mestre de cerimônia.

Este ano, as apresentações, que ocorrerão até 19 de dezembro, de sexta-feira à domingo, às 20h30 (apenas a abertura da temporada, no dia 27, está prevista para começar às 20h), irão contar com a presença do ator Fulvio Stefanini.