O percucionista Naná Vasconcelos, reconhecido como um dos melhores do mundo, é o convidado deste mês do projeto Sesi Música. Ele se apresenta hoje no Teatro Sesi/Cietep, em Curitiba, a partir das 19h. Naná vai dividir o palco com um dos músicos mais requisitados do Brasil, Lui Coimbra. Nesse show, os dois celebram a música espontânea com muita improvisação.

No repertório, que vai do erudito a música afro-brasileira, os músicos repetem canções que marcaram encontros anteriores, como O canto do cisne negro, de Heitor Villa-Lobos, de outros autores e do próprio Lui Coimbra. Além da interação musical, eles também improvisarão sozinhos.

Erudito a afro

No show de hoje a noite, Naná e Lui Coimbra celebram a música espontânea com muita improvisação. Naná foi eleito oito vezes como melhor percussionista do mundo pela revista norte-americana Down Beat. Ele lançou seu último CD inédito, Trilhas, na abertura do espetáculo de dança Corpos de luz, em 2006, em São Paulo, ano em que completou 50 anos de carreira. Nas aberturas do Carnaval do Recife, 2007 e 2008, regeu cerca de 600 batuqueiros de maracatu, recebendo convidadas especiais, como Maria Bethânia, Marisa Monte, Elza Soares e Lia de Itamaracá. Recentemente dirigiu o espetáculo Língua mãe, trazendo 60 crianças de Angola e Portugal para cantarem com outras 60 de Brasilia no aniversário da capital federal.

Em meio a inúmeros lançamentos fora do País, Naná Vasconcelos lançou no Brasil o disco Contando estórias (1994), depois os CDs Contaminação e Minha Lôa. No fim de 2005, lançou Chegada, pela gravadora Azul Music, e em 2006, o CD mais recente, intitulado Trilhas. Com raízes pernambucanas, Naná idealizou o projeto ABC das artes flor do mangue, trabalho com crianças carentes.

Já Lui Coimbra é um dos músicos mais requisitados do País. Fundou nos anos 80, ao lado de Marcos Suzano e outros grandes, o grupo Aquarela Carioca, que revolucionou a musica instrumental brasileira. Tem um disco solo lançado como cantor e instrumentista. Como violoncelista tocou e toca com nomes como Ney Matogrosso, Alceu Valença, Ana Carolina, Zizi Possi e tantos outros.

Serviço

Show com Naná Vasconcelos e Lui Coimbra. Hoje, às 19h, no Teatro Sesi/Cietep (Av. Comendador Franco, 1341, Av. das Torres). Ingressos: R$20,00, à venda pelo Disk Ingressos (3315-0808 e quiosque nos shoppings Mueller, Estação e Total). Estacionamento gratuito.