Eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA como melhor grupo de 2005, na categoria de Música Popular, a Nação Zumbi inaugura este ano a turnê nacional de lançamento do novo disco Futura na próxima sexta-feira, dia 10, com uma única apresentação no Curitiba Master Hall. O show comemora 10 anos do restaurante Don Max e tem abertura com a apresentação da banda curitibana Black Maria.

continua após a publicidade

No repertório, a Nação Zumbi vai mostrar em primeira mão para o público curitibano as músicas inéditas do sexto álbum da banda ? que começou em 1990 sob a liderança de Chico Science ? sem deixar de lembrar os sucessos consagrados dos trabalhos anteriores, como: "Rios, Pontes e Overdrives", "A Cidade", "Da Lama ao Caos", "Corpo de Lama", "Maracatu Atômico", "Quando a Maré Encher", ?Meu Maracatu Pesa uma Tonelada? entre outras.

Na opinião do grupo, o novo disco Futura pode ser considerado a conclusão da segunda trilogia da banda, a ?trilogia da afirmação?. Se a primeira trinca Da Lama ao Caos (94); Afrociberdelia (96); CSNZ (97) cobre a fase bombástica e inicial da Nação, ainda com Chico Science, este segundo tripé iniciado com Rádio S.AMB.A. (2000) e Nação Zumbi (2002) chega agora ao seu ápice. Futura é uma espécie de síntese brilhante desses treze anos de carreira, e marco de sua consagração como banda internacional.

De fato, a Nação Zumbi é dona de um show poderosíssimo, testado e reverenciado nos palcos de festivais de todo o Brasil, da Europa e EUA (e que foi devidamente registrado num ótimo DVD). Equilibrada cada vez melhor entre o seu poderio rítmico impactante e inquestionável ? com uma pegada percussiva fortíssima. A estética grupal da Nação Zumbi na verdade parece conectar duas épocas de exuberância e generosidade social e cultural.

continua após a publicidade

Criado em 1990, com ideais e diversas influências sonoras, eles mesclaram duas bandas que já existiam em Recife. Loustaf, da qual Chico fazia parte, e Lamento Negro, bloco afro de Gilmar Bolla 8. Dessa união, surge Chico Science e Nação Zumbi, que uniu tambores, muita percussão, guitarras funk psicodélicas e letras inspiradas. Hoje a Nação Zumbi é uma banda intrigante: fácil de se ouvir e de se gostar ? e, curiosamente, cada vez mais difícil de definir. Cunhando o sensacional termo ?psicodelia em preto-e-branco?

Numa analogia brincalhona, a banda se define como um filme feito em parceria pelo cineasta-mascate Simeão Martiniano e por Jim Jarmusch. A diversidade de Futura é síntese não só da Nação Zumbi como banda em si, mas do seu constante caleidoscópio de iniciativas e projetos paralelos, em anos de know how adquirido em diferentes frentes.

continua após a publicidade

A Nação Zumbi é formada por Jorge Du Peixe (vocal e tambor), Dengue (baixo), Pupillo (bateria), Lúcio Maia (guitarra), Gilmar Bola 8 (tambor), Gira (tambor), Toca Ogam (percussão) e Marquinhos (percussão). O show é uma realização da Ciclo Produções Artísticas em parceria com a Raio Lazer de Pernambuco. Na sexta-feira, antes do espetáculo no Curitiba Master Hall, a banda Nação Zumbi vai participar de uma sessão de autógrafos ? das 18h30 às 19h30 ? na Fnac do Parkshopping Barigui.

Serviço
Comemoração do Aniversário de 10 anos do Restaurante Don Max com ?Nação Zumbi?
Lançamento do cd ?Futura?. Abertura com a Banda Black Maria.
Dia 10 de março, sexta feira, a partir das 23h.
Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 143- Novo Mundo – 3248-1001)
Os ingressos custam R$40 e R$20 (estudantes, idosos e promocional para quem doar um quilo de alimento não perecível) e estão à venda em todas lojas Back Wash (3016-3484), Restaurantes Don Max ( Água Verde- 3343-7989 e Batel- 3242-9469 ), Disk Ingressos (3315-0808 ) e Curitiba Master Hall ( 3248-1001 ).