Na esteira do sucesso de Chicago

Oscar de melhor filme de 2003, o musical Chicago reacendeu o gosto pelo gênero. De tal forma que a Warner lança este mês quatro clássicos em DVD: Alta sociedade, com Bing Crosby, Grace Kelly e Frank Sinatra, Meias de seda, com Fred Astaire e Cyd Charisse, Les girls, com Gene Kelly, Mitzi Gaynor, Kay Kendall e Taina Elg, e Dá-me um beijo, com Kathryn Grayson, Howard Keel e Ann Miller.

Lançado em 1956, Alta sociedade é um dos maiores musicais de todos os tempos. A começar pelo elenco, a constelação mais brilhante que já freqüentou os musicais de Hollywood – além de Crosby, Kelly e Sinatra, a produção trazia Louis Armstrong, John Lund e Celeste Holm. Esta plêiade rendeu a Alta sociedade as indicações aos Oscar de melhor trilha sonora e melhor música.

No ano seguinte chegou às telas Meias de seda, adaptação de Rouben Mamoulian do show homônimo apresentado na Broadway em 1955, com uma releitura da comédia de Ernst Lubitsch Ninotchka, imortalizada por Greta Garbo em 1939. Atuação impecável de Fred Astaire como o impetuoso produtor norte-americano Steve Canfield e de Cyd Charisse (que esteve com ele em Cantando na chuva), como fria e jovem comunista Nina Yoshenka.

Em Les girls, de 1957, George Cukor (celebrizado por Nasce uma estrela, My fair lady e Adorável pecadora) retrata o cotidiano de um cabaré e suas femmes. Destaque para Gene Kelly, protagonista e coreógrafo da produção.

Mais antiga, de 1953, Dá-me um beijo é uma sofisticada meta história de George Sidney. Kathryn Grayson e Fred Graham interpretam um casal de atores que depois de separados vivem em pé de guerra, e são escalados para os papéis de Katherina e Petrucchio numa adaptação de A megera domada, de Shakespeare. Bob Fosse, autor do musical Chicago – que deu origem ao filme vencedor do Oscar – também está no elenco. O gênio Cole Porter assina as trilhas sonoras das quatro produções.

Voltar ao topo