“Musicando na Escola” encerra atividades com concerto

O projeto “Musicando na Escola”, que ensina música aos alunos da rede municipal, realiza nesta sexta-feira (22), às 20h, no Teatro Ouro Verde, localizado no Calçadão da cidade,  o concerto oficial anual, que encerra as atividades desenvolvidas este ano. O evento é aberto ao púbico e a entrada é gratuita. 

Segundo a coordenadora do projeto, Regina Maria Grossi Campos, participaram do projeto, somente este ano, 100 alunos das escolas municipais Dr. Joaquim Vicente de Castro, no Jardim Cafezal (região sul) e Profª. Ruth Lemos, no Conjunto Luiz de Sá (região norte). “Destes, 60 deles vão se apresentar no teatro Ouro Verde”, informou.
 
A programação do evento terá início com uma apresentação de canto coral com uma roda de músicas folclóricas brasileiras, uma apresentação de violoncelo e uma de violino. Também haverá uma apresentação da orquestra que vai tocar a “Ave Maria” de Gounod; “O Auto da Compadecida” de Sá Grama, “A Pantera Cor-de-Rosa” de H. Mancini, “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso e “Tico-Tico no Fubá” de Zequinha de Abreu. O coral e a orquestra apresentarão ainda o “Kina Kurino”, do folclore japonês, e o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, de Gilberto Gil.
 
O “Musicando na Escola”, teve início em 2002 e, desde então, tem levado o ensino musical às escolas por meio do estudo de instrumentos musicais como violino, violoncelo, viola; música de câmara, prática de orquestra, musicalização e canto coral. Em todos estes anos, cerca de 400 alunos foram beneficiados com o projeto.
 
Regina Campos explicou que as aulas ocorrem quase todos os dias, sempre no contra-turno escolar, o que não prejudica os alunos na escola. “Duas vezes por semana eles têm aula de instrumentos e uma vez de musicalização; música de câmara; prática de orquestra e canto coral”, disse. De acordo com ela, a partir dos seis anos os alunos já podem ingressar no projeto. “Eles ficam até os 16 anos, mas mesmo saindo da escola retornam para continuar o projeto”, disse.
 
Além da coordenadora, o projeto conta também com uma equipe de sete professores; André Mendes, Andréa de Melo, Clodoaldo Nunes, Maria Aparecida de Miranda, Priscila Simões Viotto, Rodrigo Salvadego e Sérgio Ricardo Tambelini. “Ano que vem pretendemos estender o projeto para a região leste”, adiantou a coordenadora.
 
Segundo ela, todos os alunos são capazes tocar os instrumentos e que isso só depende da dedicação. “A metodologia utilizada desenvolve a capacidade de qualquer criança”, ressaltou. Regina Campos disse ainda que os alunos que participam do projeto, apresentam boas mudanças. “As professoras regentes que acompanham esses alunos, percebem mudanças significativas no comportamento dos alunos. Eles participam mais das aulas, têm mais concentração, aumentam a auto-estima e percebem que são capazes”, destacou. 
 
Regina Campos ressaltou que o projeto também tem o objetivo de fazer com que esses alunos continuem estudando e se profissionalizem. “Alguns já formaram até grupos e tocam em orquestras jovens da cidade como a do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL)”, disse.
 
Em 2006, o “Musicando na Escola” ficou entre as 100 melhores iniciativas nacionais selecionadas para concorrer ao prêmio “Cultura Viva”, do Ministério da Cultura. O projeto integra o programa Rede Cidadania, da Secretaria Municipal de Cultura, e recebe patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Ele conta ainda  com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL).