Música popular e ambientalismo juntos

Um grupo de músicos do estado de São Paulo está iniciando uma turnê de shows com o intuito de orientar as pessoas sobre a cultura do respeito ao próximo e da sustentabilidade.

Eles são responsáveis pelo Show do Planeta, que visa falar sobre respeito, ética, cidadania, cultura, civismo, hábitos coerentes e sustentáveis, disseminação de valores e posturas, música popular do bem, equilíbrio e pacificação do ser.

Nos espetáculos, os temas têm sido abordados através de dezenoves canções próprias – que fundem ritmos diversos, como música clássica, mexicana, maracatu, entre outros – e apresentações multimídia, onde são mostrados dados científicos e estatísticos dos ambientes em que as pessoas vivem.

“Sempre desenvolvemos um programa de sustentabilidade dentro de empresas, através de projetos de treinamento e desenvolvimento. Porém, achamos que as informações que passávamos não deveriam ficar restritas aos ambientes empresariais. Então, resolvemos realizar o Show do planeta em espaços públicos e falar à população como um todo”, comenta o músico, publicitário e idealizador do show, Flávio Basset.

Nesta semana, o Show do Planeta está sendo realizado em São Paulo. Posteriormente, será levado para a região Nordeste do País. Existe a possibilidade de vir para o Paraná no mês de junho, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Com os espetáculos, os músicos procuram fazer com que as pessoas entendam os impactos que causam no planeta e mudem determinadas atitudes. Querem partir do micro para o macro.

“As pessoas devem saber que ao buzinarem desnecessariamente no trânsito, jogarem lixo em locais inadequados e realizarem uma série de outras ações, estão gerando impactos no ambiente. A intenção é que elas comecem sendo mais gentis dentro de suas casas, seus ambientes de trabalho e locais onde frequentam e, posteriormente, passem a cuidar do planeta como um todo.”

Segundo Flávio, atualmente, muito se fala sobre sustentabilidade. Porém, muita gente não sabe o que ela significa e como colocá-la em prática em seu dia-a-dia. “As pessoas perderam o respeito pelas coisas vivas, pelos próprios limites e pelos limites dos outros. Queremos fornecer informações para que isso possa mudar”, diz o publicitário.

“No Show do Planeta usamos figurinos de lixeiros. Temos como intenção homenagear e aplaudir estes trabalhadores, que são muito necessários ao planeta, mas ainda excluídos por grande parte da sociedade”. Além de Flávio, realizam o show Diogo Carvalho, Estevão Lyra e Leonardo Padovani.

Voltar ao topo