Música eletrônica invade Camboriú

A ilha mediterrânea de Ibiza é mundialmente conhecida como o paraíso dos amantes da música eletrônica. A fama do território espanhol começou a ser formada com a criação de diversos clubes nos anos 80, que atraíram os maiores expoentes do estilo, muitos criando suas próprias festas ou fixando residências em outras. Resultado: Ibiza se tornou uma das localidades mais ricas da Espanha. Agora, fenômeno parecido está fazendo com que Balneário Camboriú, reduto catarinense dos curitibanos, clame para si o título de "Ibiza brasileira".

"O nosso trabalho é para que isso aconteça, que Santa Catarina, mais especificamente Camboriú e Itajaí, ostentem esse título. Acho que estamos quase lá?, avalia um dos responsáveis pelo crescimento do mercado da música eletrônica na região, Gustavo Conti. O Warung, um dos três clubes do empresário, que nesse Carnaval receberão grandes nomes da e-music, foi eleito no ano passado o terceiro melhor clube do mundo por uma revista especializada alemã. A votação foi feita por DJs de todo o mundo.

Para Conti, o ranking não chegou a ser surpresa. "Todo mundo que vem de fora para pegar uma balada no clube pela primeira vez fica muito impressionado. Isso já era um forte indício que tínhamos lugar nesse pódio.? Uma das grandes atrações da casa no Carnaval, Sharam Jay’ Tayebi, uma das metades do Deep Dish, não vê a hora de se apresentar no local. "Já ouvi muitas histórias sobre o Warung. Estou ansioso para poder tocar enquanto vejo a praia e o sol nascer pela sacada? confessa o DJ para a reportagem de O Estado, sobre as belezas do local, as quais só conhece por foto. E repare que se trata da ansiedade de alguém que em 2006 concorreu a dois Grammys.

Boatos davam conta que o britânico Sasha, um dos DJs mais famosos mundialmente, teria inclusive ligado para a direção do clube e pedido uma data para se apresentar lá no verão. "Acho que ele não liga para qualquer clube ou promoter para pedir uma data, basta o manager dele avisar o agente local que ele quer vir e a coisa rola. Foi mais ou menos isso o que aconteceu?, revela Conti.

E não é apenas o empresário que está se dando bem a repercussão que esse tipo de fama atrai. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo de Santa Catarina, Balneário Camboriú já ultrapassou Florianópolis em número de visitantes e, principalmente, arrecadação. "Estamos ajudando para o desenvolvimento da região, dinheiro de fora, turismo de qualidade. Mas ainda falta infra-estrutura para receber o turista, sobretudo o estrangeiro?, acredita Conti, acrescentando que o crescimento ainda se deve ao fator de a cidade ter atrações o ano todo, em vez de apenas no verão.

Ápice

Não é de hoje que a programação dos clubes na cidade dá opção para quem prefere não cair no samba durante o Carnaval. Três dos maiores clubes da região, Ibiza (batizado em função da ilha espanhola), Ayia Napa e Warung, irão receber quatro dos mais prestigiados DJs do mundo, revezando-se com talentos nacionais. Entre eles o superstar Fatboy Slim, que abre a temporada carnavalesca internacional, dia 25. "Como não temos tradição de samba ou axé, como Rio de Janeiro ou Bahia, o estilo tornou-se a música regional paranaense e catarinense, sendo o carnaval eletrônico o ápice disso, acredita Conti.

Programação:

Fatboy Slim, 25 de fevereiro (sábado), Ibiza Club.

Deep Dish, 26 de fevereiro (domingo), Warung Beach Club.

Sven Vath, 27 de fevereiro (segunda), Ibiza Club.

Sasha, 28 de fevereiro (terça)

Warung Beach Club, Ibiza Club.

Avenida Atlântica – Barra Sul, Balneário Camboriú – SC, Informações: (47) 3361-5318. Reserva de mesas: (47) 9912-5975.

Warung Beach Club

Av. José Medeiros Vieira, s/nº, Praia Brava de Itajaí – SC. Informações e reservas: (47) 3348-7643 / (47) 9973-0170.

Voltar ao topo