Música de raiz marca festival de Campo Largo

Tem início amanhã a quarta edição do Festival de Música Raiz de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Até o dia 14 de novembro, na Casa da Cultura do município, serão promovidos uma série de shows com cantores e grupos de música raiz.

Entre os destaques do evento, estão as apresentações da cantora paulista Inezita Barroso, do mineiro Pereira da Viola e dos grupos paranaenses Voa Voa Maracatu e Viola Quebrada. No encerramento do festival, será promovido um show de demonstração de músicas de compositores da Região Metropolitana selecionadas para o festival.

“Em edições anteriores do festival, só podiam se inscrever para participar do evento compositores de Campo Largo. Este ano, abrimos para pessoas de toda Região Metropolitana. Foram inscritas 150 músicas. Quinze foram selecionadas, pertencentes a treze compositores”, diz o idealizador e curador do evento, Nélio Sprea, que realiza pesquisas relativas a música raiz há cerca de dez anos.

Segundo Nélio, a ideia de promover o festival surgiu de uma conversa com integrantes da Secretaria Municipal de Educação de Campo Largo, sendo que o evento também tem objetivos pedagógicos.

“O festival não se limita apenas à viola caipira, abrangendo toda música raiz brasileira. Em Campo Largo, por exemplo, existe uma tradição forte da música gaúcha”.

Outras atrações do festival são mini cursos de violão regional, viola caipira, acordeom e música para batucar; palestras para educadores; espetáculos didáticos para escolas e região metropolitana; e exposição fotográfica. A programação completa pode ser acessada no site www.festivaldemusicaraiz.com.br.