Museu Oscar Niemeyer leva “Trajetórias do Olhar” para o Interior

O Museu de Arte de Londrina exibirá de 22 de junho a 23 de julho parte das obras do acervo do Museu Oscar Niemeyer, que compõe a mostra intitulada ?Trajetórias do Olhar?. A exposição será aberta para jornalistas e convidados na próxima quarta-feira (21), às 19h30. A abertura será prestigiada pelo governador Roberto Requião e pela presidente do Museu, Maristela Requião.

Foz do Iguaçu foi a primeira de quatro cidades do Estado a apresentar a mostra, que vai itinerar até outubro. Cascavel e Maringá serão as próximas a recebê-la. ?Fazer itinerar o acervo pelo Estado é uma das maneiras de estimularmos o acesso à Cultura ao maior número de pessoas possível?, afirma Maristela Requião.

Esta é a primeira exposição especialmente organizada para percorrer o interior do Estado. Atuando intensamente na apresentação de mostras próprias e inéditas, o Museu também levou para Porto Alegre (RS) uma exposição de obras da artista Helena Wong, que permaneceu em cartaz no Museu de Arte do Rio do Sul até início de junho. ?Nesse trânsito do bem cultural se constitui nosso principal papel de multiplicador do diálogo, a ser produzido entre a obra e o observador. A obra, nos serve de ponte para a promoção do enriquecimento da própria discussão sobre a produção artística no Paraná?, ressalta Maristela Requião.

A primeira iniciativa do Museu de levar obras constantes de seu acervo para fora foi com a exposição de trabalhos do artista polonês Bruno Lechowski, que viveu um período no Paraná. Entre setembro de 2005 e janeiro deste ano, a mostra percorreu três países da Europa (Londres, Varsóvia, Cracóvia e Berlim) antes de fechar sua itinerância em Curitiba, em cartaz no próprio Museu Oscar Niemeyer de 08 de fevereiro a 30 de maio.

As Obras

Organizada pela equipe técnica do Museu Oscar Niemeyer, com o apoio do Governo do Paraná, a exposição  ?Trajetórias do Olhar? reúne 41 obras, todas pinturas (óleo sobre tela), de representativos artistas que desenvolveram suas produções no Paraná. No conjunto, há trabalhos de alguns dos principais representantes da arte produzida no Estado, desde a década de 50 até a de 70.

Entre os 28 artistas presentes na mostra estão Theodoro De Bona, Guido Viaro, Rogério Dias, Calderari, Ida Hanemman de Campos, Euro Brandão, Violeta Franco, Leila Pugnaloni, Osmar Chromiec, Mazé e Jair Mendes, Luiz Eduardo Zimmermann, Domício Pedroso, Fernando Velloso, Jefferson César, Paul Garfunkel, Nilo Previdi, Rubem Esmanhoto, Ricardo Koch, Mário Rubinski, Alberto Massuda, Wilson de A. e Silva, René Bittencourt, João Ozório Brzezinski, Euro Brandão, Álvaro Borges, Leonor Botteri e Alberto Massuda.   

Serviço:
?Trajetórias do Olhar?
Abertura Convidados: sempre um dia antes da abertura para o público
Períodos de Exibição para o Público:                                   
Londrina (de 23/06 a 23/07), no Museu de Arte de Londrina   
Cascavel  (de 04/08 a 10/09), no Museu de Arte de Cascavel
Maringá (de 21/09 a 29/10), no Teatro Calil Hadad
(Foz do Iguaçu (de 27/04 a 11/06), na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.