Museu da Fotografia abriga mostra de Mari Suoheimo

Mari_Suoheimo2.jpgNesta quinta-feira (30), às 19h, tem início no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba a exposição ?Mendoza ? Uma Lição de Vida?, que reúne fotografias realizadas pela finlandesa Mari Suoheimo. As imagens em preto e branco captam as sutilezas da cultura secular do povo da província argentina de Mendoza, famosa pelo vinho que produz e por ser próxima do Aconcágua, a maior montanha do continente americano. A mostra permanece aberta à visitação até o dia 30 de abril, com entrada franca.

Cidade turística que atrai visitantes de vários países, Mendoza guarda sua história no solo árido e no povo simples que vive nos arredores. Foi nesse cenário que Mari Suoheimo captou as imagens capazes de revelar ao espectador os princípios de vida daquela comunidade. A fotógrafa finlandesa confessa que, por não gostar de clima quente, não ficou feliz ao receber a incumbência de realizar, no deserto que cerca Mendoza, a parte prática de um curso desenvolvido na Escola Internacional de Buenos Aires. Mas a experiência mostrou-se válida.

?Nunca tinha conhecido um deserto e não tinha a mínima idéia do que encontraria?, diz Mari. O objetivo do grupo de estudantes enviados a Mendoza era fazer contato com as pessoas que viviam no árido e ajudá-las com a doação de roupas e alimentos. Entretanto, a cultura acumulada pelo povo em séculos de vivência com a adversidade do clima, foi que ajudou o grupo. ?Eles têm um senso de coletividade muito grande, uma atitude que está em falta nos dias de hoje?, comenta a fotógrafa. ?Aprendi com eles que somos nós que colocamos nossas regras para a felicidade.?     

Nascida na Finlândia, em 1983, Mari Suoheimo realizou diversos cursos de artes em seu país, com ênfase na formação em fotografia, na Universidade da Lapônia. Também aperfeiçoou as técnicas de fotografia na Argentina, e seus trabalhos foram apreciados em exposições na Finlândia e na Islândia. Atualmente vivendo em Curitiba, onde cursa Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mari mereceu menção honrosa pelas fotos exibidas na 1ª Mostra Paranaense de Artes Visuais de Paranaguá (2005).   
 
Serviço
Museu da Fotografia Cidade de Curitiba
(Centro Cultural Solar do Barão ? Rua Carlos Cavalcanti, 533 ? Centro)
Exposição ?Mendoza ? Uma Lição de Vida?, com imagens realizadas pela fotógrafa finlandesa Mari Suoheimo
De 30 de março (abertura às 19h) a 30 de abril de 2006
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h
Entrada franca

Voltar ao topo