Mulheres Negras em retorno fugaz

Em seu trabalho de garimpar tesouros da MPB, o titã Charles Gavin vem resgatando pérolas quase esquecidas, como discos instrumentais de Pepeu Gomes e da banda A Cor do Som, devida demente submetidos à remasterização digital e relançados em CD. Agora, chegou a vez dos anos 80. Gavin está relançando os dois únicos álbuns da dupla paulistana Os Mulheres Negras, que se reuniu especialmente para uma turnê comemorativa de oito shows, um deles amanhã em Curitiba.

Os Mulheres Negras são os cantores, compositores e multiinstrumentistas Maurício Pereira, de 42 anos, e André Abujamra. Em sua curta existência, a dupla fez discos revolucionários, misturando todo tipo de ritmos, estilos e influências, do som acústico ao eletrônico. Entre os sucessos inesquecíveis dos Mulheres estão Música Serve pra Isso, Common Uncommunicability e Só Tetele.

Maurício é formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo. Estudou música com feras como Roberto Sion, Ná Ozzetti e Paulo Moura. Trabalhou na Band, na extinta agência UPI e no jornal O Estado de S. Paulo. No programa Fanzine, apresentado por Marcelo Rubens Paiva na Rede Cultura, foi cantor e repórter. Participou de discos de Jorge Benjor, Tetê Espíndola, André Abujamra, Pato Fu e Castelo Rá-Tim-Bum, entre outros. Já lançou dois discos solo e atualmente prepara o terceiro. Fez jingles e trilhas sonoras para cinema, teatro e TV. Como ator, atuou em A História de Ana Raio e Zé Trovão, na antiga TV Manchete (atual TV!), e na minissérie Sampa, na TV Globo.

Filho do ator Antônio Abujamra, o Ravengar de Que Rei Sou Eu?, André herdou do pai o apelido (Abu) e o talento. Depois do fim dos Mulheres, participou da banda Vexame, com Marisa Orth, e fundou o Karnak, outra banda com uma sonoridade multifacetada. Produziu o terceiro CD do Pato Fu (Tem, mas Acabou, de 1996). No cinema, foi ator nos filmes Sábado e Boleiros, de Ugo Giorgetti, e Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hamburger. Fez trilhas para diversos filmes, entre eles Carlota Joaquina, de Carla Camuratti, e Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky.

***

Hoje, às 19h, sessão de autógrafos nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação. Show amanhã às 22h30 no Era Só O Que Faltava (Av. República Argentina, 1334. Fone 342-0826). Ingressos a R$ 10. Na abertura, Criaturas, nova banda de Xanda Lemos, que desfez a dupla com a cantora Naína.

Voltar ao topo