Os cinemas da Fundação Cultural de Curitiba ? Cine Luz e Cinemateca ? oferecem várias opções de filmes para o próximo domingo (02). Os ingressos em todas as sessões desse dia custam apenas um real. Para as crianças estarão sendo exibidos nas sessões das 10h e 13h30 os filmes ?Valiant ? Um herói que vale a pena? e ?Bambi 2 ? O grande príncipe da floresta?. Os outros filmes em cartaz são ?Família Rodante?, ?Johnny & June? e ?Memórias de uma gueixa?, além dos filmes paranaenses que integram o Programa de Difusão do Cinema do Paraná.

Os infantis

?Valiant ? Um herói que vale a pena? é um pombo que tenta superar o pequeno tamanho para se tornar um herói da Grande Força Aérea Britânica, durante a Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho é sobrevoar o campo inimigo, enviando mensagens nem sempre apaziguadoras. Será exibido às 10h e 13h30 na Cinemateca (R. Carlos Cavalcanti, 1174)

?Bambi 2 ? O grande príncipe da floresta? mostra o amadurecimento do jovem príncipe cervo no período que segue à morte de sua mãe e quando ele descobre que o seu pai é o respeitado Grande Príncipe da Floresta. A produção concentra-se na relação, inicialmente constrangedora, entre o filhote de cervo e seu pai altivo. Sessões às 10h e 13h30, no Cine Luz (R. 15 de Novembro, 822)

Opções para os maiores

Muito elogiada pela crítica, a comédia argentina ?Família Rodante? conta a saga de 12 pessoas que se reúnem num velho trailler para realizar uma divertida viagem de mil quilômetros pela Argentina. Sob o calor, rixas e desentendimentos, as quatro gerações de parentes têm apenas um objetivo: levar a vovó a um casamento na fronteira com o Brasil. A direção é de Pablo Trapero. Sessões às 17h e 19h, na Cinemateca.

?Johnny & June? é uma cinebiografia do cantor Johnny Crash (vivido por Joaquin Phoenix), morto em 2003. O filme mostra desde a juventude em uma fazenda de algodão até o começo do sucesso nos estúdios Sun, em Memphis, onde gravou ao lado de Elvis Presley, Jerry Lewis e Carl Perkins. O filme também mostra o seu relacionamento com June Carter (Reese Whiterspoon), sua mulher até o fim da vida. Sessões às 15h e 20h30, no Cine Luz.

?Memórias de uma gueixa?, dirigido por Bob Marshall, se passa entre 1929 e os anos da Segunda Guerra Mundial. Chiyo é uma menina pobre vendida a uma casa de gueixas, na cidade de Kyoto. Logo começa a ser maltratada pelos donos e pela principal gueixa Hatsumomo, invejosa de sua beleza. Chiyo é acolhida pela maior rival de Hatsumomo, Mamesha e, sob sua tutela, passa a fazer parte de uma sociedade cheia de riquezas, privilégios e intrigas. Sessão às 17h30, no Cine Luz.

Cinema paranaense

O Programa de Difusão do Cinema do Paraná também acontece no domingo, com a exibição de filmes de curta duração. O programa reúne os filmes ?Cine Paixão?, de Sérgio Concílio, uma história de ficção passada num set de filmagem; ?Loira Fantasma?, de Fernanda Morini, baseado na lenda curitibana; ?Fuirei?, de Guido Viaro; e ?Vovó vai ao supermercado?, de Valdenir Milani, sobre uma senhora que quebra as regras de boa conduta. Sessões às 15h e 21h.

Durante a semana, a programação da Cinemateca são os mesmos filmes ? ?Família Rodante?, às 17h e 19h, e as produções paranaenses, às 15h e 21h. No Cine Luz, ?Johnny & June? tem exibição às 15h e 20h30, e ?Memórias de uma gueixa?, às 17h30.