Mozart abre décima temporada do Teatro Alfa

A São Paulo Cia. de Dança abre amanhã, 22, mais uma Temporada de Dança do Teatro Alfa. Em 2013, o evento completa dez anos de existência. E o grupo de dança paulista, já tradicional na programação do teatro, vai se juntar às comemorações trazendo três novas obras.

Na primeira parte do programa, o grupo deve apresentar Peekaboo, de Marco Goecke, e Por Vos Muero, de Nacho Duato. Ambas estrearam em junho deste ano, durante a passagem da companhia pelo palco do Sérgio Cardoso.

O destaque, portanto, deve ficar com a estreia de Petite Mort, coreografia de Jirí Kylián, que será pela primeira vez dançada pelos bailarinos da SPCD. “É uma peça que ele criou em 1991, mas que remete, de alguma forma, a obras do início de sua carreira, por parecer mais clássica”, comenta Patrick Delcroix, remontador oficial de Kylián.

Concebida para o segundo centenário da morte de Mozart, Petite Mort fez sua première no Festival de Salzburg e se vale de dois concertos para piano do compositor. Um nítido componente sexual atravessa a coreografia que se organiza, essencialmente, a partir de duos. Sucedem-se os encontros de casais. Também cabe observar como homens e mulheres se distribuem em cena. O coreógrafo checo organiza uma espécie de batalha amorosa. Os homens surgem primeiro. Estão em bando. Equilibram seus floretes, que devem ser sacados para a hora do enfrentamento. Em campo oposto, as mulheres recorrem a vestidos que mais se assemelham a escudos.

O que o espectador verá nessa última obra difere daquilo a que terá assistido antes. Concebida sob encomenda para o conjunto, Peekaboo mergulha os dançarinos no vocabulário bastante particular do alemão Marco Goecke. Ainda que evoque um tema eminentemente emotivo – a memória -, o artista prefere lidar com movimentos cuidadosamente desarticulados, com corpos que tremem e, por vezes, assumem formas mecânicas. A coreografia Por Vos Muero parece ter sido escolhida de maneira estratégica para figurar no meio do programa. Está, de fato, entre os dois extremos estéticos que Peekaboo e Petite Mort simbolizam: recorre, simultaneamente, ao clássico e ao contemporâneo.

Aniversário. A décima temporada de dança do Alfa segue a receita que seus criadores tinham em mente em 2003. “Tentamos acompanhar o trabalho de algumas cias. que julgamos relevantes, trazendo suas últimas criações”, comenta Elizabeth Machado, diretora superintendente do teatro. “Também nos norteia a preocupação de sempre apresentar algo novo.”

TEMPORADA DE DANÇA – Teatro Alfa. R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 5693-4000. Até 10/11. R$ 196/ R$ 739,50 – www.teatroalfa.com.br/temporada2013.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo