Termina no próximo domingo (27) a “Exposição Interativa Médicos Sem Fronteiras no Mundo”, que está no Shopping Muller desde o dia 4. No sábado (26), às 19h, a enfermeira Janaína Carmello fará uma palestra quando contará um pouco sobre sua experiência nas missões de Zimbábue e Moçambique. Janaína, que é de Londrina e chegou há duas semanas da África, morou por mais de um ano em Moçambique onde atuou na prevenção da transmissão vertical de HIV em gestantes.

Vivenciar a realidade operacional do trabalho desenvolvido pela organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) em situações de emergência como guerras, catástrofes naturais, epidemias e exclusão social é a principal proposta da mostra.

A exposição é composta por uma cabine escura e com chão de brita, onde o visitante poderá escutar sons dos ambientes das intervenções e, por meio de uma videoinstalação, “atuar” como integrante da equipe de MSF. Durante cerca de cinco minutos, é possível vivenciar a realidade operacional de alguns projetos de MSF desenvolvidos com focos em contextos de desnutrição, catástrofe natural, conflitos armados e epidemias.

Além do espaço multissensorial, uma exposição fotográfica retrata as ações de MSF. No local, há ainda um mapa da atuação de MSF no mundo com destaque para dez crises humanitárias que vêm sendo negligenciadas pela mídia e por autoridades, que poderão ser explicadas pelos voluntários que se revezam na exposição para atender o público.

Os visitantes poderão ainda ver um mapa onde estão os brasileiros que trabalham com MSF e enviar uma mensagem de apoio e solidariedade. De acordo com a psicóloga Elaine Teixeira, que está trabalhando com MSF na Suazilândia, essa ação contribui para amenizar as dificuldades enfrentadas no dia a dia de trabalho. “Quando recebi as mensagens das pessoas que visitaram a exposição por todo o Brasil fiquei emocionada. Saber que pessoas se sensibilizam com o trabalho de MSF e, em especial, dedicam seu tempo a escrever alguma mensagem bonita para alguém que eles não conhecem, é algo que entendo como incrível e muito especial”, relata..

Serviço:

Exposição Médicos Sem Fronteiras No Mundo
Shopping Mueller – Piso Cinema
Até 27 de junho de 2010
Visitas Monitoradas: terça a sexta, de 12h às 20h, e sábado e domingo, de 14h às 21h
www.msf.org.br/nomundo