enkontra.com
Fechar busca

+ Pop

Mostra lembra a obra de Ricardo Krieger

  • Por Flávio Laginski

Um dos mais importantes artistas plásticos do Paraná, Ricardo Krieger, que morreu em 1991, será homenageado hoje com uma exposição na galeria de arte Studio R. Krieger, no Largo da Ordem, em Curitiba. O evento, organizado pela sua família, marca ainda o lançamento da biografia do artista curitibano. As pinturas de Krieger tinham como inspiração, principalmente, Curitiba, seus arredores e o litoral do Paraná.

De acordo com sua esposa, Ivete Krieger, o artista foi um importante incentivador da cultura, seja com seus trabalhos ou atuando como marchand (termo de origem francesa que designa o profissional que tem como atribuição intervir no processo de distribuição da produção de um artista). “O objetivo desta mostra é de continuar com o trabalho que meu marido desenvolvia. Além disso, é uma maneira de manter viva a memória dele, mostrar toda a sua importância”, revela. A relevância de Ricardo Krieger é tanta que seus quadros fazem parte de importantes acervos. “Muitos órgãos públicos contam com obras produzidas pelo meu marido. É possível encontrar quadros em acervos particulares no Paraná, em outros estados e até no exterior. Além disso, há uma rua e uma escola municipal em Curitiba que levam seu nome”, informa.

Ricardo Krieger em seu ateliê, cercado por alguns de seus muitos quadros.

O filho Robson Krieger, que herdou a veia artística do pai, diz que a biografia surgiu inicialmente como um trabalho de conclusão de curso. “Muita gente me perguntava por que não havia uma obra literária sobre meu pai. Como já tinha feito algo em um trabalho acadêmico, surgiu a ideia de desenvolver a biografia. Eu e minha irmã, Carolina Krieger, passamos então a realizar esse trabalho, que conta toda a história do nosso pai. Acredito que ele irá servir como fonte de pesquisa, bem como servirá para quem se interessar sobre sua história e seu trabalho”, avalia. Questionado sobre as dificuldades em se montar a exposição, Robson disse que foi tranquilo. “O material estava bem guardado e conservado. Minha mãe deixou tudo organizado. Só não foi fácil lidar com a emoção, pois mexe com a gente relembrar as histórias do meu pai”, afirma.

Serviço: a galeria de arte Studio R. Krieger fica na Avenida Jaime Reis, 30, em frente ao Relógio das Flores, no Largo da Ordem.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas