Mostra João Turin abre com volumes e estruturas tridimensionais

O público poderá apreciar as obras selecionadas para a 7ª Mostra João Turin de Arte Tridimensional a partir desta quarta-feira (21), às 19h, na Casa Andrade Muricy. Nesta edição foram 120 inscritos de todo o país e 40 selecionados, sendo três artistas premiados: A. C. Machado, de Cascavel, Georgiana Vidal e Glaucia Flügel, de Curitiba. Cada um receberá um prêmio no valor de R$ 7 mil.

Letícia Marquez é a artista convidada deste ano e terá uma sala especial, dedicada à sua produção. Letícia é mineira, mas reside no Norte do Paraná há anos. Trabalhando com esculturas, consegue misturar os mais diferentes materiais, como ferro, resina, madeira entre outros. Nas três instalações de Letícia, encontra-se o tema ?mulher?. ?Em Cheung vê-se a mulher oprimida, em busca do equilíbrio de emoções?, segundo Maria José Justino, curadora da exposição.

Promovida pela Secretaria da Cultura e organizada pela Casa João Turin, a Mostra teve sua primeira edição em 1991, ocorrendo de dois em dois anos. Em cinco edições apresentou-se como Mostra de Escultura, voltando-se para a arte tridimensional a partir de 2003.

Inaugurada em 1989, a Casa João Turin homenageia um dos mais expressivos representantes da escultura paranaense. A Secretaria da Cultura Vera Mussi afirma que o objetivo principal do espaço é ?preservar a obra de João Turin e fomentar outros artistas plásticos que utilizam a linguagem do tridimensional?.

A Mostra tornou-se uma referência para a arte tridimensional, conta Sebastião Gomes Pedrosa, membro da comissão de seleção e premiação. ?Artistas de várias regiões do país concorrem a este salão e o resultado é uma mostra da produção tridimensional contemporânea de múltiplas matrizes?, finaliza ele.

A 7ª Mostra apresenta 66 obras, que serão instaladas na Casa Andrade Muricy, à Alameda Andrade Muricy, 915. A abertura será às 19 horas, liberada ao público, com entrada franca. No dia 22, as 18h30, ocorre o encontro ?Curador e artista – uma simbiose necessária?, com a curadora Maria José Justino e a artista Letícia Marquez. Será no auditório Brasílio Itiberê, na Secretaria de Estado da Cultura, à Rua Ébano Pereira, 240. Informações pelo telefone (41) 3223-1182, pelo e-mail cjt@pr.gov.br ou pelo site www.pr.gov.br/seec.

Voltar ao topo