Para fechar a 5.ª Bienal Latino-Americana de Artes Visuais (VentoSul) em Curitiba, começa hoje e vai até domingo a Mostra de Vídeos da Bienal, que vai acontecer na Cinemateca. A apresentação de curtas-metragens de autores nacionais e internacionais vai ocorrer sempre a partir das 19h30, e a entrada é franca.

Hoje e no sábado, os curtas que serão apresentados pertencem à Mostra VentoSul: Vídeos de artista e In this together. Já amanhã e no domingo, será a vez dos vídeos da mostra australiana, de artistas da Austrália, do Líbano e do Canadá. Na Mostra Vento Sul, os autores dos vídeos são de diversos países e localidades brasileiras, como Bolívia, Espanha, Uruguai, Alemanha, Austrália e Japão.

Como explica o artista visual, pesquisador de cinema e um dos coordenadores da mostra, Tom Lisboa, os vídeos selecionados para a VentoSul (foram recebidos cerca de 50 trabalhos de 30 países, destes, foram escolhidos 15) estão dentro da temática da Bienal deste ano, que é a questão ecológica, da água, de trânsito e território, por exemplo.

“Quase todos os vídeos não têm diálogo, apenas música e imagem. São trabalhos experimentais, mas que se aproximam e fazem um diálogo com outras linguagens artísticas, como a pintura e a fotografia, por exemplo”, comentou Lisboa.

Ele lembrou, no entanto, que é algo prazeroso de se ver, sem cansar o expectador. “Os vídeos são experimentais, mas o discurso não é hermético, eles trazem uma linguagem poética”, comentou. A mostra está sob a curadoria do crítico de arte e membro do conselho consultivo da Bienal, Fernando Cocchiarale.

A mostra australiana In this together, por sua vez, não foi escolhida por convocatória, já veio pronta para Curitiba e tem como curador Khaled Sabsabi, de Sidney. A temática é semelhante à mostra VentoSul (pois é adequada à Bienal), porém traz um pouco mais de narrativas de discussões sociais, políticas e religiosas.

A 5.ª Bienal Latino Americana de Artes Visuais VentoSul trouxe à capital exposições, intervenções urbanas, programações educacionais, ações performáticas, encontros com críticos de arte, palestras e mesas-redondas. Toda a programação foi gratuita. Foram mais de 100 artistas de 30 países que apresentaram seus trabalhos em diversos locais de Curitiba.

Serviço

Mostra VentoSul: Vídeos de artista. Hoje e sábado, às 19h30. In this together – mostra australiana. Amanhã e domingo, às 19h30. Ambas na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco).