O Espaço Cultural CRMPR inaugurou na noite de 12 de maio, a Exposição Paul Garfunkel, que homenageia o artista plástico de origem francesa reconhecido como um dos maiores expoentes do impressionismo paranaense. A mostra, que ficará aberta à visitação pública até 29 de julho, é inédita e reúne aquarelas e pinturas que integram acervos públicos, de colecionadores e da família, principalmente. Além das obras, estão expostos fotos e cadernos em que o artista fazia seus desenhos.

Paul Garfunkel faleceu em Curitiba, em 11 de maio de 1991, dois dias depois de completar 81 anos de idade. Esta é a mais completa mostra póstuma já realizada. Para o presidente do CRMPR, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, ?a exposição representa o reconhecimento da classe médica paranaense à vida de arte que Paul Garfunkel desenvolveu. Com ela, temos a oportunidade de trazer um pouco dessa riqueza artística à nossa sociedade?.

A vernissage teve a participação dos dois netos e do genro de Garfunkel, o ex-ministro da Fazenda Karlos Rischbieter, sendo prestigiada por vários artistas plásticos, dentre eles Carlos Eduardo Zimmermann, que tem formação em medicina e cuja exposição inaugurou o Espaço Cultural CRMPR em 18 de outubro passado. A abertura do evento foi conduzida por Constantino Viaro, filho do renomado artista Guido Viaro – amigo e grande incentivador de Paul Garfunkel.

O Espaço Cultural fica na Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre. O horário de visitas é das 9 às 12h e das 13h às 18h30. Informações pelo fone (0xx41) 3240-4068 ou por e-mail (cultural@crmpr.org.br).