Mostra de fotos na biblioteca conta a história da colonização

Uma fase importante da história paranaense será mostrada na Biblioteca Pública do Paraná, de 4 a 18 de setembro, com a mostra “A Colonização do Norte do Paraná ? 1929/1934”. A exposição reúne fotos e documentos que pertenceram ao pioneiro Kurt Jakowatz e atualmente fazem parte do acervo da Prefeitura de Apucarana.
Kurt nasceu no sul da Alemanha, em 1909, e viveu com a família as privações e a fome durante as duas guerras mundiais. Terminada a Segunda Guerra, seu pai assinou, em Viena, um contrato para emigração ao Brasil. Chegaram a Santos num navio de carga, em 1925. Passaram quatro anos em São Paulo, trabalhando como colonos para pagar as passagens. Em 1929, Jakowatz recebeu as primeiras notícias dos projetos de colonização do Norte do Paraná, através da Companhia Inglesa de Colonização.
Desde então, Kurt e o colono Gustavo Wolff desbravaram matas virgens, enfrentando todo tipo de desafio, testemunhando cada passo da colonização: o primeiro hotel, a primeira estrada, as primeiras colônias. O desejo de conhecer a nova região era grande e a falta de estradas e as distâncias não os intimidava. Pioneiro e desbravador, Kurt Jakowatz, que vive em Apucarana, é hoje um historiador daquele período da história do Paraná.

Voltar ao topo