Mostra de filmes latino-americanos na Cinemateca

Esta é a última semana do Festival de Teatro. As cênicas (em mostra) ?se vão?, mas os curitibanos não ficarão sem as artes. No próximo mês, de 14 a 18, os artistas do vídeo – cineastas e videomakers – se reúnem em Curitiba. Na Mostra Latino-Americana de Videoarte, na Cinemateca, serão exibidos filmes curtas-metragens produzidos por mexicanos, argentinos, colombianos e brasileiros. O evento é gratuito, aberto e traz um pouco do que é a arte em vídeo.

Como diz o diretor do Instituto Paranaense de Arte, realizador da mostra, Luiz Ernesto Meyer Pereira, ?à arte contemporânea não cabe mais essa separação em ?compartimentos?. Ao contrário, nesta, os artistas circulam por todas as técnicas, misturam, experimentam?. A videoarte é exploração das artes -movimento, cores, texturas, o corpo, o ambiente – com a tecnologia. O conceito, ou melhor, o ?segmento? é ainda muito novo, mas na Mostra está uma oportunidade.

Durante todos os dias, a partir das 19h, de 14 a 18 de abril, as obras (15 vídeos) serão exibidas, algumas em segundos, e, em seguida, haverá palestras e debates (com os autores e produtores das peças). ?A mostra é aberta para qualquer público descobrir e até experimentar essa mistura de arte e tecnologia. Esta é também uma oportunidade para poder divulgar mais a videoarte e talvez despertar interesse nos artistas locais para poderem trocar informações e explorarem essa possibilidade?, completa Luiz Ernesto.

Social

A Mostra Latino-Americana de Videoarte também desenvolve o lado social. Durante o evento, em onze escolas da rede municipal, alunos de 7.ª e 8.ª séries terão uma programação especial da mostra para ser trabalhada com os arte-educadores. Esta será também aberta à comunidade das mesmas escolas, conforme programação própria.

A Mostra tem apoio da Prefeitura de Curitiba, da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação.

Voltar ao topo