O Paraná recebe pela primeira vez a programação itinerante do Recine, evento desenvolvido há seis anos pelo Arquivo Nacional com o objetivo de reviver, resgatar, recuperar, restaurar, refletir e reutilizar os arquivos audiovisuais. A mostra Tesouros do cinema brasileiro -O que ficou na memória acontece amanhã e sexta-feira, no Cine Luz. Nas sessões, às 19h, com entrada franca, serão exibidos filmes e documentários nacionais e produções paranaenses, complementados por debates com especialistas em preservação de várias instituições públicas, pesquisadores em cinema, produtores e cineastas.
A diretora do Arquivo Público do Paraná, Daysi Andrade, lembra que é fundamental a união das instituições e sociedade na preservação da memória do Paraná, retratada na produção audiovisual. ?Será uma grande oportunidade para conhecermos as potencialidades desse material, quando é preservado e tornado acessível para pesquisadores, produtores e cineastas?, destacou a diretora. Entre os filmes previstos, há produções paranaenses históricas como Pátria redimida, de João Batista Groff, de 1930.
Daysi adianta que o Recine -Paraná pretende mobilizar todos os profissionais do audiovisual para que, em 2008, o Paraná possa realizar um evento com oficinas, exposições e produções locais, a exemplo do que acontece no Rio de Janeiro há seis anos, e em outros estados brasileiros.
Recuperação
O curador do Recine, Clóvis Molinari Jr., salienta que o evento é mais do que um festival técnico de recuperação da memória: ?O ?re? do Recine também quer dizer repercutir, fazer emitir as imagens e ecoar o som da cultura audiovisual entre os que ignoram os tesouros, onde quer que estejam?.
Molinari trará ainda uma apresentação especial do Recine aos paranaenses, acrescida de históricas produções locais, como imagens da visita do presidente Dutra ao norte do Paraná, o Porto de Paranaguá da década de 1950 e outras imagens que divulgaram nosso potencial turístico.
Para Ricardo Favilla, diretor da Rio de Cinema Produções, ?a mostra no Paraná vai estimular a produção estadual e, no próximo ano, com certeza, teremos um Recine paranaense com o envolvimento das instituições de preservação e de ensino ligadas ao audiovisual?.
Serviço
Mostra Recine – Paraná. Tesouros do cinema brasileiro – O que ficou na memória. Local: Cine Luz (Rua XV de Novembro, 822 – Centro). Data: 13 e 14 de dezembro de 2007. Horário: 19h (exibições até 22h). Entrada franca. Mais informações no telefone (41) 3352-2299 – Ramal 214 ou nos sites www.pr.gov.br/arquivopublico e www.recine.com.br.