Mosaico de arroz é uma das atrações da Expo Imin 100 Londrina

A técnica japonesa de mosaico de arroz vai encantar o visitante da Expo Imin 100 Londrina que passar pelo Pavilhão Geremia Lunardelli, no Parque de Exposições Ney Braga. Com riqueza de detalhes e efeito de alto relevo, mais de 50 telas ficarão expostas durante os cinco dias de exposição. Vale lembrar que essa é a terceira exposição realizada em Londrina (PR), que se destaca como a única cidade do Brasil a apresentar telas de mosaico de arroz. 

A exposição no Imin 100, que está sendo preparada há mais de um ano por uma equipe de 18 pessoas, vai homenagear o centenário da imigração japonesa e será dividida em duas fases: antes e pós-guerra. ?Vamos narrar a história do imigrante por meio das telas?, afirma o artista plástico, Yassuharu Ueda.

Além disso, o Paraná e Londrina também serão homenageados na exposição. Cerca de oito telas vão trazer um pouco da história do Estado e da cidade que receberam grande número de imigrantes. Para se ter uma idéia, o Paraná é o segundo estado de maior concentração de japoneses do país, perdendo somente para São Paulo. Após a Expo Imin, essas oito telas ficarão no Museu Histórico de Londrina.

Para prestigiar o visitante, Ueda vai sortear uma tela no último dia da Expo Imin. ?A pessoa, ao passar por nossa exposição, deve preencher um cupom e torcer para levar uma tela para casa?, fala Ueda. A idéia, segundo ele, é divulgar a antiga técnica japonesa para as novas gerações.  

Questionado sobre a técnica, ele não titubeia e reponde que o segredo para a arte de mosaico de arroz é a força de vontade, além da paciência. ?O desenho na tela precisa ser coberto cuidadosamente com grãos de arroz, que são colocados um a um?, conta Ueda, explicando que o arroz é colorido antes em pequenas porções. Um quadro consome, pelo menos, 15 mil grãos, o que corresponde a aproximadamente um quilo.

Serviço
Expo IMIN 100 Londrina
Exposição Mosiaco de Arroz
Local: Pavilhão Geremias Lunardelli
Parque de Exposições Ney Braga ? Londrina/PR
Horário: das 10h às 22h

Voltar ao topo