O cineasta português Paulo Rocha, autor de “Os Verdes Anos” (1963), morreu na manhã de hoje aos 77 anos, na cidade de Vila Nova de Gaia, norte do país.

continua após a publicidade

Com uma carreira de 50 anos, Paulo Rocha era, ao lado de Fernando Lopes e Manoel de Oliveira, uma das referências do cinema português. De acordo com o jornal luso “Público”, o cineasta estava doente há algum tempo e se encontrava hospitalizado.

Em 1963, Rocha assinou o que é considerado um dos mais importantes filmes portugueses, “Os Verdes Anos”, com o qual se tornou um dos nomes de referência do Cinema Novo do país.

Protagonizado por Isabel Ruth, Rui Gomes, Ruy Furtado, Cândida Lacerda, Paulo Renato e Carlos José Teixeira, “Os Verdes Anos”, premiado no Festival de Locarno e no Festival de Acapulco, é um retrato da Lisboa dos anos 1960.

continua após a publicidade

Paulo Rocha foi diretor do Centro Português de Cinema, de 1973 a 1974, depois de ser membro da Comissão Instaladora da Escola de Cinema. Entre 1975 e 1983 ele foi adido cultural da Embaixada de Portugal em Tóquio.