enkontra.com
Fechar busca

+ Pop

MON recebe mostra do designer polonês Jorge Zalszupin

Um dos mais importantes designers terá suas obras expostas pela 1ª vez no Brasil

 

A mostra “Jorge Zalszupin: Arquitetura, design e reedição” reúne 44 peças de tiragem única e 13 unidades de reedição, entre poltronas, escrivaninhas, cadeiras e banquetas. A abertura ocorre no dia 22 de março (quinta-feira), às 20 horas, na Sala 6, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Um pouco antes, às 19h, haverá um bate-papo com Zalszupin, Etel Carmona, Giceli Portela, Graça Bueno, Oswaldo Mellone e Sergio Campos no Auditório Poty Lazzarotto, no MON. A entrada é franca. A curadoria fica por conta de Consuelo Cornelsen.

Percurso

O artista polonês migrou para terras brasileiras após a Segunda Guerra Mundial e aqui encontrou a paz que diz não ter conhecido na Europa. “Zalszupin imprimiu em suas obras o aconchego que encontrou no Brasil. É o bom estar no bem-estar”, afirma a diretora do MON, Estela Sandrini.

Durante a segunda metade do século 20, Zalszupin abriu a L’Atelier, em São Paulo, espaço no qual passou a projetar móveis em pequenas séries. Em pouco tempo, se tornou referência no design. “Aqui, os ventos da Era JK viabilizaram voos e assim se fizeram a Bossa Nova, o Cinema Novo e a arte de Jorge Zalszupin”, diz Estela Sandrini, a respeito da modernidade do trabalho autoral do polonês radicado no Brasil.

Um documentário sobre o percurso de Zalszupzin, de aproximadamente 40 minutos, dirigido por Carlos Deiró, será projetado na Sala 6 até 24 de junho, período em que a mostra estará em cartaz. “Mais que uma exposição, ‘Jorge Zalszupin: Arquitetura, design e reedição’ é uma homenagem ao grande artista e inventor que, inclusive, vai comemorar os seus 90 anos em Curitiba”, diz a curadora, Consuelo Cornelsen.

Serviço

Jorge Zalszupin: Arquitetura, design e reedição.

Bate-papo dia 22 de março, às 19 horas no Auditório Poty Lazzarotto, no MON
Abertura: dia 22 de março, às 20 horas na Sala 6 Entrada franca no dia 22 de março e no primeiro domingo de cada mês. Nos outros dias os ingressos custam R$4 e R$2 (meia-entrada)
Exposição em cartaz até 24 de junho de 2012.
Museu Oscar Niemeyer. – R. Marechal Hermes, 999. – Centro Cívico – Curitiba Horário: 3.ª a domingo, das 10 às 18 horas.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas