Inédita no país, a exposição “Brasil, além Brasil”, do fotógrafo americano Bernie DeChant, composta por 41 imagens, abre neste sábado (20), às 11 horas, no Museu Oscar Niemeyer. A mostra marca a inauguração de uma nova sala expositiva, a Galeria Oscar Niemeyer, localizada no subsolo, no antigo espaço da Ação Educativa.

DeChant faz de suas fotografias obras de arte, com títulos sugestivos. Em algumas narra fatos, que estão à disposição de todos, mas que só o olhar atento do fotógrafo consegue destacar. Em outras, cria imagens que parecem cenas em quadros pintados, com plástica de fotografia de cinema. Faz poesia sem utilizar uma só palavra.

A mostra tem o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia e o apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Paraná e da Caixa. Durante o evento de abertura, o Museu permanecerá com a bilheteria franqueada, entre 10 e 12 horas.

Imagens

Na seleção feita pelo curador Andy Patrick, uma das características da obra de DeChant que chama a atenção do observador são os grafismos, que ele obtém através do corte do objeto escolhido, do ângulo e da luz. Com formação em design gráfico, DeChant transporta todo esse conhecimento para suas imagens: às vezes coloridas, em outras, preto e branco, mas sempre em permanente diálogo uma com a outra, como poderá ser percebido na montagem das obras na sala expositiva.

Exemplares desse grafismo ou a geometria estão nas obras “Universo Paralelo” (PB), “Gaiola de Pássaros” (PB), “Desembaraço” (PB), “Alinhamento” (colorida) e “Centro” (colorida). Desde os 9 anos, impressionado pela obra de Niemeyer na criação de Brasília, sobre a qual dizia “essa é a cidade do futuro”, o fotógrafo traduziu a modernidade do arquiteto brasileiro nas obras “Desembaraço” e “Alinhamento”.

Na primeira, mostra a fachada de um dos prédios da capital federal refletida no espelho d’água, a formar a mesma trama quadriculada da fachada. Em “Alinhamento”, utiliza recurso semelhante para mostrar novo ângulo de outra fachada de um prédio, assim como na obra “Centro”, que destaca o quadrado perfeito do cruzamento de uma avenida de Nova York, vista do alto.

Serviço:

Quando: de 20 de junho a 07 de fevereiro de 2010

Local: Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

Horário: Aberto de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Ingressos: R$ 4 inteira e R$ 2 estudantes

Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.