Modinhas e Lundus no Solar do Barão

O concerto da série Intermezzo desta quarta-feira, dia 25 de agosto, traz um repertório de Modinhas e Lundus, originários do Brasil Colônia e Brasil Império. É o espetáculo Doce Encanto, apresentado pela flautista Zelia Brandão e a pianista Maria Manoelita Jorge Patto, com participação especial do contratenor Paulo Mestre.

Com uma temática bastante romântica, a Modinha surgiu no Brasil no século 18, principalmente nos saraus e nas serenatas. Já o Lundu, surgido no século 19, tem um andamento mais rápido, apresentando uma temática que combina deboche e bom humor. De acordo com a flautista Zelia Brandão, “essas manifestações podem ser consideradas as primeiras produções genuinamente brasileiras, dando origem ao samba, choro, maxixe, entre outros”.

A apresentação desta quarta mostra uma parte desse trabalho de pesquisa e resgate que o duo vem fazendo há oito anos. Através do que a flautista chama de “concerto performático”, o público poderá conhecer e entender o contexto desse repertório. O show começa às 19h30 e os ingressos serão vendidos no próprio local por R$ 2,00.

Serviço:
Série Intermezzo: Doce Encanto. Dia: 25 de agosto (quarta-feira). Horário: 19h30. Local: Solar do Barão – Sala Scabi (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 Centro)
Ingresso: R$ 2,00
Integrantes: Zélia Brandão (flauta transversal), Paulo Mestre (contratenor) e Lilita (piano)

Voltar ao topo