Ministro Gilberto Gil inaugura Espaço Brasil em Paris

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, inaugura o Espaço Brasil hoje, às 12h (hora local), em Paris. Desenhado para abrigar o melhor da diversificada produção cultural do País durante o Ano do Brasil na França, o Espaço Brasil vai funcionar até 11 de setembro no Carreau du Temple (Marais, Paris), com shows, mostras de artes plásticas e de artesanato, peças teatrais, espetáculos de dança e cinema, além de seminários, fóruns, workshops e rodadas de negócios.

A solenidade de abertura do Espaço Brasil contará com a presença do comissário-geral do Ano do Brasil na França, André Midani, do secretário de articulação institucional do MinC, Márcio Meira, do presidente da Funarte, Antônio Grassi, e dos secretários de Cultura dos estados participantes. Na ocasião, serão inauguradas as cinco exposições que fazem parte da Mostra Nacional. Uma individual do artista plástico mineiro Amílcar de Castro; Projéteis de Arte Contemporânea, Kumurõ Bancos Indígenas da Amazônia, Arte Popular Brasileira, e Viagem aos Brasis. Após a cerimônia, os 700 convidados assistirão a um show com os sambistas Monarco e Teresa Cristina.

A abertura para o público será amanhã, às 15h, com apresentação do grupo teatral Giramundo e shows de Zeca Baleiro e Margareth Menezes. Com capacidade para receber 2.500 pessoas, o Espaço Brasil funcionará de terça a quinta e domingo, das 12h às 23h; e sexta e sábado, até meia-noite. A entrada é franca. Um teatro com 180 lugares abrigará peças e shows. O palco principal, para 1.200 pessoas, funcionará para receber grandes nomes da música brasileira. Na seqüência, o projeto abrigará a partir de 23 de julho mostras dos estados do Amazonas, Tocantins, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Voltar ao topo