A estréia do Natal Luz de Gramado, no sábado, 15 de novembro, encantou não só os mais de 10 mil visitantes que estiveram no final de semana na Serra Gaúcha, mas também o Ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia, que compareceu à abertura do evento.

O ministro assistiu ao Concerto de Primavera, na Rua Coberta, com a interpretação dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo e Orquestra de Câmara Feevale, sob regência do maestro Leandro Escher e coordenação do Pe. Elói Sandi.

“O Natal em Gramado é uma aula para o Brasil, não conheço nada igual em nosso país e nem no exterior. Já vi belos Natais na Suíça, na França, na Itália e nos Estados Unidos, mas nada como o Natal Luz, com seus 50 dias de duração, tamanha diversidade e qualidade de atrações e esse clima contagiante que toda a comunidade passa. Sem dúvida, pode-se afirmar que Gramado é a capital brasileira do Natal. É uma iniciativa extraordinária. A mim, o Natal toca profundamente, pois o mundo todo pára e se vive um momento de amor e solidariedade, que se comemora o nascimento de Cristo. É um momento de religiosidade e voltado para a família. O mais incrível de Gramado é como a cidade consegue transmitir todo esse clima e ainda acrescentar a este momento um toque especial de alegria, chamando as pessoas para as ruas, atraindo os turistas. É uma verdadeira aula da capacidade de realizar de uma comunidade, com toda a sua população envolvida numa festa linda, de uma cidade viva”, declara Walfrido.

O Natal Luz acontece até 06 de janeiro de 2004 e espera receber mais de 500 mil visitantes. Durante esta semana, a rede hoteleira está com 80% da ocupação e, para o final de semana dos dias 22 e 23 de novembro, a expectativa é de 95%. Muitas atrações ainda estão por vir:

Concerto com Roberto Carlos/ 12 de dezembro – o cantor realizará megaconcerto de Natal ao ar livre para 16 mil pessoas. O Rei cantará com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) regida pelo maestro Isaac Karabtchevisk, no centro de eventos Sierra Park. A procura por ingressos é muito grande.

Show Nativitaten/ tenores e corais ao ar livre com efeitos especiais – em meio ao Lago Joaquina Rita Bier, ópera na era da informática, comandada por computadores, com tradicionais canções de Natal e músicas da Idade Média, conta a origem do Natal. Para completar o cenário, espetáculo de som, luzes, fogo, águas dançantes e fogos de artifício. Os tenores convidados Eduardo Bigheltini, Roger Scarton e Rodrigo Cadorim; as sopranos Paola Bees e Cristina Sorrentino e o solista Mateus Cardoso, de nove anos, cantam o repertório natalino acompanhados de coro. O Nativitaten do Natal Luz 2003 espera público de 150 mil pessoas. Cada apresentação dura em média 35 minutos. Estão previstos nove shows: 29 de novembro (sábado), 4 (quinta-feira), 6 (sábado), 9 (terça-feira), 13 (sábado), 19 (sexta-feira), 22 (quinta-feira), 25 (quinta-feira) e 27 de dezembro (sábado).

Desfiles de Natal – Os desfiles seguirão o tema “O Natal Visto pelos Olhos de uma Criança”. Este ano, os tenores Roger Scarton, Rodrigo Cadorim e Pe. Elói Sandi farão interpretações na abertura e no encerramento dos desfiles. Promovendo a interatividade entre elenco e público, carros alegóricos desfilarão em meio a figurinos de Reis Magos e Papai Noel. Os desfiles acontecerão no centro da cidade de Gramado, com a presença de mais de 300 pessoas, e serão coordenados pela bailarina e coreógrafa Marcia Chemalle, com composições do músico gaúcho Geraldo Flach. Os desfiles acontecem nos dias 3 (quarta-feira), 8 (segunda-feira), 11 (quinta-feira), 14 (domingo), 18 (quinta-feira), 21 (domingo) e 26 (sexta-feira), sempre às 21h.

Tannembaumfest – Cerimônia na qual a comunidade e turistas saem às ruas para enfeitar os pinheirinhos ao longo da principal avenida de Gramado. Cerca de 100 pinheirinhos dispostos na avenida serão decorados pelo comércio local, com acompanhamento do Coral Infantil de Gramado. Outros 50 pinheirinhos serão montados para decorar os aeroportos de Porto Alegre (Salgado Filho), São Paulo (Congonhas) e Brasília (Juscelino Kubitscheck) e apresentar a Natal Luz aos turistas. Os aeroportos receberão, também, a presença de corais e do Papai Noel de Gramado.

Concertos de Natal – Corais, artistas e orquestras de câmara apresentam-se nos parques e igrejas da cidade. Em um dos shows, dia 23 de dezembro, a cantora e atriz Lucinha Lins se apresentará na Rua Coberta de Gramado com o pianista e compositor Geraldo Flach.

Árvore Cantante – 13 shows diferentes com corais que apresentam canções de Natal. Os integrantes dos corais formam o desenho de uma árvore de Natal.

Vila de Natal – Aldeia de Natal que leva os visitantes ao mundo de Noel. Os caminhos floridos levam às casinhas onde são comercializados objetos do artesanato natalino e presentes originais produzidos por artesãos da região. A Vila de Natal funciona diariamente, de 15 de novembro a 28 de dezembro.

Janelas do Advento – Simbolizam uma tradição nascida na Alemanha, onde as pessoas de pequenas casas de quatro janelas as abriam no domingo anterior ao Natal. Em Gramado, a janela do presépio montado em frente à Igreja São Pedro abre-se ao som de corais, orquestras e solistas, nos quatro domingos que antecedem a data. Nas apresentações, será lido trecho da Bíblia que corresponde àquele domingo, com as profecias sobre o nascimento de Cristo. O público médio por Janela do Advento é de 1.500 pessoas e a duração de cada apresentação é de 40 minutos.

Concertos de Primavera – No dia 17 de dezembro, acontece a “Ópera de Natal”, com encenação da anunciação e nascimento de Cristo.

Missa do Galo – No dia 24 de dezembro, corais se apresentam em 3 Missas do Galo na Igreja da Matriz São Pedro, às 19h, 21h e 23h.

Decoração – Os bairros da cidade de Gramado estão decorados com objetos feitos a partir de materiais recicláveis – bolas e flores produzidas com garrafas PET – trabalho que promove a cidadania e a consciência ecológica. As embalagens recicláveis são recolhidas por estudantes de Gramado.