Minas de todos os Santos na Galeria da Caixa

A Galeria da Caixa abre hoje, às 19h30, uma exposição com 18 esculturas de Expedito Sobreira Ribeiro, o Mestre Ribeiro, artista de 57 anos que transformou a cidade de Porto Firme, onde reside, a 180 km de Belo Horizonte, em parada obrigatória aos que apreciam a arte barroca brasileira.

Ele é conhecido por utilizar madeira extraída do seu quintal, sendo que cada árvore é devidamente replantada. A única peça em pedra sabão que o Mestre Ribeiro já fez está no Paraná. Trata-se da imagem de Nossa Senhora da Glória, com 2,50m de altura e 10 toneladas, encomendada para a catedral de Maringá.

Os visitantes que forem à Galeria da Caixa vão encontrar Santo Antônio, São Francisco, Santana, várias imagens de Nossa Senhora e até o atarefado Santo Expedito, o das causas impossíveis. E vão se surpreender com algumas peças, frutos da imaginação do artista: o São Miguel Índio e o Anjo Cometa, por exemplo, não fazem parte de nenhuma bibliografia sacra.

Um dos mais populares santeiros do Brasil, Mestre Ribeiro também tem suas histórias fantásticas: “Minha mãe, quando estava me esperando, tinha constantes visões do deus Caraça (um deus com cabeça e cara muito grandes), que lhe pedia: Nenezinha, faz um santo pra mim. E aí saíam Santo Antônio, São João e muitos outros. Mas o deus nunca estava contente, não gostava de nada que ela fazia. Até que ela se incomodou e disse: Não vou fazer mais nada, arranje outra pessoa para criar seus santos. E foi aí que eu nasci, para cumprir esta profecia”, conta o escultor.

***

Até o dia 1.º de agosto, das 9h às 17h. A Galeria da Caixa fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280.

Voltar ao topo