Mestres do choro embalam a noite

Uma das atrações da programação da fase de MPB da 25.ª Oficina de Música de Curitiba é a Noite do Choro, que está agendada para hoje, às 19h, no Teatro da Caixa. O espetáculo reúne mestres do chorinho que estão em Curitiba para dar aulas na Oficina: Maurício Carrilho (violão), Pedro Amorim (bandolim), Luciana Rabello (cavaquinho) e Celso Silva (pandeiro).

Maurício Carrilho tem toda a sua carreira musical dedicada a esse gênero musical, pois desde menino freqüentava as rodas de choro do subúrbio do Rio de Janeiro. Sobrinho do músico Altamiro Carrilho, teve oportunidade de conhecer a obra de vários autores dos séculos 19 e 20, que vieram a influenciar sua maneira de tocar e compor. Maurício Carrilho integrou em 1977 o conjunto Os Carioquinhas, ao lado de Luciana Rabello (cavaquinho), Rafael Rabello (violão de 7 cordas) e Celso Silva (pandeiro). Dois anos depois, passou a integrar a Camerata Carioca, com Joel Nascimento e Radamés Gnattali, grupo com o qual gravou, quatro LPs. Durante quase 20 anos gravou discos e acompanhou a cantora Elizeth Cardoso em turnês nacionais e internacionais. Em 1995 fundou o grupo O Trio, com Paulo Sérgio Santos (clarinete) e Pedro Amorim (bandolim). O CD gravado pelo trio foi vencedor do Prêmio Sharp na categoria de música instrumental. Como compositor, tem parcerias com João de Aquino e Paulo César Pinheiro. Seu disco mais recente é Sexteto+2, onde interpreta várias composições inéditas.

Luciana Rabello.

Celso Silva iniciou a carreira artística em 1976 como integrante do conjunto de choro Os Carioquinhas, junto com Maurício Carrilho. Dois anos depois, fundou o grupo Nó em Pingo D?água. Em 1979, fundou a Camerata Carioca, junto com Radamés Gnattali e Joel Nascimento, com o qual gravou o histórico disco Retratos, um tributo a Jacob do Bandolim. No ano seguinte, passou a integrar o grupo de Paulinho da Viola, com quem atuou em diversos shows e discos. Realizou apresentações em Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça, Chile, Estados Unidos e Japão. Em 1996, assinou a produção do projeto ?Pixinguinha na Praça?, composto de 107 shows.

Acompanhou, em shows e gravações, diversos artistas, como Nara Leão, Dominguinhos, Joel Nascimento, Radamés Gnattali, Turíbio Santos, Elizeth Cardoso e muitos outros, além de Paulinho da Viola.

Serviço:

25.ª Oficina de Música de Curitiba Oficina de MPB – Noite do Choro hoje, às 19h no Teatro da Caixa. Rua Conselheiro Laurindo, 280. Ingressos: R$ 10,00 ou R$ 5,00 (mais 1kg de alimento não perecível).

Voltar ao topo