Mesa-Redonda discute o tempo infinito na fotografia

O diretor da Maison Europèenne de la Photografie, de Paris, Jean Luc Monterosso, o coordenador-geral do FOTORIO 2007, Milton Guran, e o ator curitibano Luis Melo realizam, na próxima quarta-feira (28), às 19h, a mesa-redonda Instantâneo: O tempo infinito na fotografia, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. A entrada é gratuita e os interessados devem se inscrever pelo telefone (41) 3350-4469 ou pelo email solange@mon.org.br. .

Monterosso e Guran são curadores da exposição Instantâneos da Felicidade, aberta em 19 de outubro e em cartaz no Museu até o dia 27 de janeiro. A mostra reúne 50 fotografias do acervo da Maison Europèenne de la Photografie que retratam flagrantes da vida cotidiana, em momentos de felicidade. A mesa-redonda abordará esse tempo infinito do instantâneo, com a proposta de discutir o conceito de felicidade na cultura ocidental e o que representa o instante, uma parcela tão pequena do tempo, tornado possível através da fotografia.

As imagens em exposição foram feitas pelos mais importantes fotógrafos do século XX, de diversas nacionalidades, como os brasileiros Alberto Ferreira, autor da foto do lance de Pelé, e Sebastião Salgado. Henri Cartier Bresson, Walter Carone, que fez a foto de casamento do príncipe Rainier, Èdouard Boubat, Pierre Verger, Bernard-Pierre Wolff e Jean-Louis Dumas, entre outros, integram a lista dos 28 profissionais presentes na mostra organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil.
    
Correspondências

A relação da palavra e da imagem, referente à instalação Correspondências, da artista plástica curitibana Sônia Gutierrez, é tema de outra atividade a ser promovida pela Ação Educativa. A oficina que será realizada pela artista no próximo dia 01, das 10h às 12h, também faz parte da programação educativa deste período. A atividade poderá ser desenvolvida por qualquer pessoa que estiver visitando o Museu na data, sendo indicada para crianças a partir de oito anos, em grupos de 10 até pessoas. Oficinas semelhantes serão realizadas também no período de férias escolares, nos dias 15 e 28 de fevereiro, das 14h às 17h, e no dia 20 de março, das 10h às 12h.

A instalação Correspondências, em exibição no espaço da Ação Educativa, reúne cerca de seis mil correspondências da coleção que Sônia Gutierrez iniciou em 2004. ?A idéia surgiu da riqueza artística que encontrei em envelopes, selos e carimbos. Frequentemente presentes no cotidiano das pessoas. Sempre desenhei envelopes e selos. Há envelopes e papéis maravilhosos e, a partir deles, passei a fazer interferências, criações, grafismos. Na imagem do selo há a cultura do mundo inteiro.?  
 
As correspondências integrantes da instalação apresentam um ?diálogo? de imagens, de artistas, políticos, estudantes e faz uma homenagem a todas as linguagens do cultural ao político e social. Também reúnem séries temáticas de poesias, ícones da pintura, artistas de diversas áreas e charges do noticiário político, muitos criados pela própria artista. ?Por meio da colagem, do desenho, da criação à mão de carimbos de borracha, e utilizando poesias de vários poetas passei a montar meus próprios selos e envelopes. A idéia das oficinas é fazer com que o público também faça essa interação, com a produção de outros carimbos, tendo os envelopes como suporte para a obra. É interessante perceber que a imagem é um texto.?
  
Serviço:
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico ? CEP: 80530-230
(41) 3350-4400
Horário funcionamento Museu: de terça a domingo, das 10h às 18h

Voltar ao topo