Merlin luta contra cristãos

Depois de O Rei do Inverno, surge O Inimigo de Deus, o segundo volume da trilogia As Crônicas de Artur, do romancista Bernard Cornwell que no Brasil tem tradução de Alves Calado para a Editora Record. Aqui, o druida Merlin, em luta contra o crescimento do cristianismo, parte em busca do lendário caldeirão mágico que pode salvar o reino do rei Artur, a Ilha Britânia.

Cornwell desenha um Artur familiar e desconhecido – ele é apenas um dos muitos filhos ilegítimos de Uther Pendragon e sem o menor interesse em se tornar rei -, ao mesmo tempo que revela locais e personagens esperados: Merlin, Guinevere, Lancelot, Galahad e a Távola Redonda.

Em contraponto à sensatez de Artur, Merlin é capaz de tudo para resgatar a velha magia da Bretanha e reunificar a ilha com seus antigos deuses. Mas Artur só acredita na lei e em juramentos, tornando-se rapidamente o inimigo de todos os fanáticos religiosos. Tendo por narrador Derfel, um guerreiro saxão criado entre bretões e que se torna o braço direito de Artur, O Inimigo de Deus segue uma busca por relíquias sagradas, encantos e truques, em meio à batalhas sangrentas e traições. Como a de Lancelot, que tenta usurpar a coroa e o coração da rainha.

Voltar ao topo