Os notívagos “de plantão” já podem preparar a pipoca. Isso porque a boa pedida da programação de filmes da semana vai ser exibida durante as madrugadas. Os clássicos musicais do cinema americano O Mágico de Oz e Cantando na Chuva, na Globo, e o pacifista Asas da Liberdade, na Band, são as três melhores opções para os telespectadores. O primeiro, que vai ao ar na madrugada de domingo para segunda, mostra as travessuras da pequena Dorothy, que é levada por um furacão ao mundo encantado da Terra de Oz. Lá, ela vive muitas aventuras ao lado de um espantalho, um homem de lata e um leão. Dirigido por Victor Fleming, o filme é baseado no romance de L. Frank Baum e garantiu o Oscar de melhor trilha sonora e de melhor canção, com Over the Rainbow. A atriz Judy Garland, que na época tinha 16 anos, ganhou um Oscar especial: uma miniatura, por ainda ser considerada criança.

Outra boa pedida é o filme Asas da Liberdade, que a Band transmite na madrugada de domingo para segunda. O filme conta a história de um jovem que, após os terríveis combates no Vietnã, reencontra seu amigo de infância internado em um hospital militar. Sem falar e sem reagir a nada, o rapaz alimenta uma fantasia que tem desde criança: voar. Com direção a cargo de Alan Parker, o filme apresenta, de maneira contundente e crítica, os horrores do pós-guerra. Destaque para as excelentes atuações dos atores Matthew Modine e Nicolas Cage.

Já Cantando na Chuva, que vai ser exibido na madrugada de segunda para terça, conta a história de uma dupla de atores de filmes mudos, que se vê obrigada a procurar novos trabalhos com a chegada do som ao cinema. Com direção de Gene Kelly, o filme conta com uma seqüência que entrou para a história do cinema. Nela, o ator e diretor realiza uma coreografia e canta a música-título, Singin’ in the Rain, debaixo de uma chuva torrencial.

Domingo

Hell

(SBT, 22 h)

In Hell, de Ringo Lam. Com Jean-Claude Van Damme, Lawrence Taylor e Marnie Alton. EUA, cor 2000, 91 min. Aventura. O engenheiro americano Kyle Lord trabalha para uma indústria de petróleo na Rússia quando acaba, injustamente, condenado pelo assassinato de sua esposa. Ele é mandado para Kravavi, uma prisão de segurança máxima. Para suportar este inferno, Kyle só tem como motivação a memória de sua tão amada esposa.

Asas da Liberdade

(Band, 0h40)

Birdy, de Alan Parker. Com Matthew Modine, Nicolas Cage e John Harkins. EUA, cor, 1984, 120 min. Aventura. Depois de combater no Vietnã, jovem reencontra amigo de infância em um hospital militar. Sem poder falar nem reagir a nada, o rapaz alimenta a fantasia que tem desde criança: voar.

O Mágico de Oz

(Globo, 3h45)

The Wizard of Oz, de Victor Fleming. Com Judy Garland, Frank Morgan e Ray Bolger. EUA, 1939, 101 min. Musical. Numa pequena fazenda no interior do Kansas, a jovem Dorothy alcança a parte de cima do arco-íris, onde encontra o mundo encantado de Oz. Ali, ela enfrenta a Bruxa Malvada, sendo ajudada por seus amigos, o Espantalho, o Leão Covarde e o Homem de Lata.

Segunda

Tentação Fatal

(Globo, 15h30) Teaching Mrs. Tingle, de Kevin Williamson. Com Helen Mirren, Katie Holmes e Jeffrey Tambor. EUA, cor, 1999, 89 min. Suspense. Aluna modelo, Lee Ann precisa de notas excelentes para ganhar a bolsa universitária com a qual sempre sonhou. A única pedra em seu caminho é a professora de história, Mrs. Tingle, acostumada a aterrorizar seus alunos. Mas, para conseguir a bolsa, a moça e dois de seus amigos resolvem dar uma lição em Mrs. Tingle e se envolvem numa encrenca fatal.

Perseguição

(Globo, 22 h)

Joy Ride, de John Dahl. Com Steve Zahn, Paul Walker e Leelee Sobieski. EUA, cor, 2001, 90 min. Suspense. As férias de verão têm início e Lewis Thomas sonha em partir com a garota dos seus sonhos, Venna, em uma viagem de carro pelos Estados Unidos. Mas seus planos são alterados quando ele é obrigado a salvar Fuller, seu irmão mais velho, conhecido por sempre causar problemas. Em uma de suas brincadeiras, Fuller acaba envolvendo um motorista de caminhão solitário, que decide se vingar dele e de todas as pessoas que estiverem juntas.

Terça

Alta Velocidade

(SBT, 22h30) Champs-Driven, de Renny Harlin. Com Sylvester Stallone, Burt Reynolds e Kip Pardue. EUA, cor, 2001, 92 min. Aventura. No competitivo circuito da Fórmula Kart, todo mundo quer ser campeão, inclusive o jovem temperamental Kip Pardue. A competição sai das pistas quando ele começa a disputar a namorada com seu rival, o agressivo Beau Brande. Para treinar e aconselhar o jovem, o dono da equipe manda chamar o velho campeão Joe Tanto.

Cantando na Chuva

(Globo, 3h25) Singin’ in the Rain, de Stanley Donen e Gene Kelly. Com Gene Kelly, Debbie Reynolds e Donald O’Connor. EUA, cor, 1952, 102 min. Musical. Dois amigos, Don Lockwood e Cosmo Brown, artistas de musicais em teatro, chegam a Hollywood na década de 20. Os dois conseguem empregos nos estúdios Imperial e Don se transforma em um ídolo do cinema mudo. Sua parceira nos filmes é a bonita Lina Lamont, que se apaixona por ele, mas Don ama Kathy Selden, uma jovem e talentosa cantora e dançarina.

Quarta

A Grande Aventura

(Globo 15h30) Grizzly Falls, de Stewart Raffill. Com Bryan Brown, Richard Harris e Tom Jackson. Canadá/Inglaterra, cor, 1999, 87 min. Aventura. Tyrone leva seu jovem filho Harry para uma caçada a ursos nas montanhas rochosas. Quando ele e seus ajudantes capturam alguns filhotes, a mãe surge e leva Harry. É o início de uma grande aventura, na qual o menino é protegido da natureza selvagem pelo animal.

Quinta

O Sargento Trapalhão

(Globo, 15h30) Sgt Bilko, de Jonathan Lynn. Com Steve Martin, Dan Aykroyd e Phil Hartman. EUA, cor, 1996, 86 min. Comédia. O Sargento Bilko não perde uma oportunidade de fazer grandes negócios na caserna. Ele consegue manter a pose para seu superior, mas tudo muda com a chegada do Major Hall, antigo inimigo que quer expulsá-lo do exército. Baseado na série televisiva de sucesso dos anos 50.

Sexta

A Maldição do Halloween

(Globo, 1h30) When Good Ghouls Go Bad, de Patrick Read Johnson. Com Christopher Lloyd, Tom Amandes e Roy Billing. EUA/Austrália, cor, 1997, 85 min. Comédia. O adolescente Danny Walker muda-se para Walker Falls com seu pai, recentemente divorciado, e seu excêntrico tio para reabrir a fábrica de doces da família. Há 20 anos, a cidade, amedrontada, não comemora o Halloween, devido à morte de um habitante durante as comemorações. Fred insiste para que as comemorações voltem e fatos estranhos começam a ocorrer.

Sábado

Esfera

(SBT, 0 h) Sphere, de Barry Levinson. Com Dustin Hoffman, Sharon Stone e Samuel L. Jackson. EUA, cor, 1998, 98 min. Ficção científica. O psicólogo Norman Goodman é chamado para liderar uma equipe de cientistas que deve investigar, no meio do oceano, uma nave que caiu há 300 anos e permanece intacta. A equipe descobre dentro da nave uma esfera gigantesca e misteriosa, que tem o poder de tornar realidade os pensamentos de quem entra em contato com ela.

Traição sem Limites

(Band, 2h15) Masseuse, de Peter Daniels. Com Griffin Drew, Tim Abell e Monique Parent. EUA, cor, 1995, 91 min. Erótico. Às vésperas de se casar, Kristy Cory vive os melhores momentos de sua vida. Mas toda sua felicidade desaparece quando flagra Jack fazendo amor com a empregada em sua própria casa. Ao confidenciar o ocorrido a Diane, secretária de Jack, esta lhe conta que também é amante dele e que o vigarista colocou todos os bens de Kristy em seu nome. As duas, então, elaboram um plano para colocar Jack atrás das grades.