Os encontros são rotineiros na Europa e nos Estados Unidos, onde os fãs discutem diretamente a obra com atores e diretores. “Aqui, ainda não criamos o hábito, mas a perspectiva é grande”, comenta o cineasta Fernando Meirelles que, a partir de terça-feira (10), comanda o Encontros HSBC Belas Artes, em São Paulo.

continua após a publicidade

Trata-se de uma iniciativa promissora, que vai reunir, uma vez por mês, realizadores e elenco para discutir um longa nacional que esteja preparado para estrear. E o primeiro será Verônica, a ser exibido às 19 horas, seguido de um debate com o diretor Maurício Farias e a atriz Andréa Beltrão.

A ideia ganhou força depois que Meirelles participou de alguns encontros com o público para discutir seu mais recente filme, Ensaio Sobre a Cegueira, inspirado na obra de José Saramago. A primeira boa surpresa foi a disposição do público em continuar na sala de exibição para acompanhar a discussão. “E, melhor ainda, foi perceber que a maioria estava animada para participar do debate e não apenas assistir.”

Desses encontros, o diretor relembra considerações muito interessantes do público a respeito de sua obra, detalhes que, confessa, nem passaram pela sua cabeça quando da realização. “Sempre alguém vê algo que, para mim, passou despercebido”, comenta.

continua após a publicidade

“Certa vez, em um encontro promovido por um grupo de psicanalistas, fiquei fascinado quando alguém me disse que o Ensaio parecia um sonho: as imagens oníricas, os saltos no tempo, a forma com que foi construída a narrativa. Foi uma interpretação que me deixou muito satisfeito.”