Masp abre amanhã mostra de coleção fotográfica

Algumas iniciativas inéditas em relação à fotografia brasileira dão certo. Muito certo. É o caso da coleção Pirelli/Masp, criada em 1991 e que chega agora à sua 18ª edição, que começa amanhã no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Todo ano, são selecionados cerca de 20 fotógrafos brasileiros ou residentes no Brasil. A curadoria do evento – que desde o ano passado se abriu e tem cocuradores convidados – fez resgates de personagens vitais para o desenvolvimento da linguagem fotográfica no Brasil. Nesse sentido, mais que merecida e atrasada a homenagem ao fotógrafo americano, radicado no Brasil, George Love (1937-1995).

Algumas de suas imagens fazem parte da coleção desde 1992, mas sem o merecido destaque. Lacuna sanada nesta edição. Infelizmente pouco lembrado ou conhecido por aqui, George Love foi fundamental para a discussão da fotografia no Brasil. Nascido na Carolina do Norte, Love estudou filosofia e matemática aplicada. Chegou ao Brasil nos anos 1960 e começou a colaborar com revistas, como Quatro Rodas, Realidade, Claudia, Bondinho. Durante três anos, editou a revista Fotografia e também foi professor no Masp. Nos anos 80, colabora com a Eletropaulo, ocasião em que organizou e recuperou a documentação fotográfica da companhia sobre a cidade de São Paulo.

Ainda no fotojornalismo, merece ser lembrado Anísio Carvalho, que iniciou a colaboração com a imprensa baiana na metade dos anos 1950, no Jornal da Bahia. Registrando acontecimentos importantes da capital, destacam-se nesta mostra, que vai até 3 de outubro, os retratos de personalidades da cultura local. Também é homenageado nesta edição Luiz Hossaka (1928- 2009), que durante dez anos fez parte do conselho curador da coleção.

Outros profissionais que integram a exposição se dividem entre cinco Estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Com esta edição, a coleção alcança o número de quase 300 fotógrafos e mais de mil fotografias. Sem dúvida, um belo panorama da fotografia brasileira a partir de 1950. As informações são do Jornal da Tarde.

Coleção Pirelli/Masp de Fotografia – Masp (Avenida Paulista, 1.578). Tel. (011) 3251-5644. De terça a domingo, das 11h às 18h (qui., até as 20h). R$ 15 (grátis às terças). Até 3/10. Mais informações: www.masp.art.br.

Voltar ao topo