Morreu nesta sexta-feira (30) o dublador Mário Monjardim, que deu voz a personagens icônicos como Pernalonga. Ele tinha 86 anos e estava com a saúde debilitada desde o ano passado, quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral).

continua após a publicidade

A morte ocorre apenas três dias depois da morte de Orlando Drummond, de quem era melhor amigo. Os dois trabalharam juntos dublando Salsicha e Scooby-Doo.

LEIA TAMBÉM:

>> Seu Peru da “Escolinha do Professor Raumundo”, Orlando Drummond morre aos 101 anos

continua após a publicidade

>> Dani Calabresa fala em improviso e ‘mini medo’ ao assumir Videocassetadas

Outros personagens conhecidos de Mário foram Frangolino e o Capitão Caverna. Ele também foi diretor de animações na Herbert Richers, que foi um dos principais estúdios de dublagem do país.

continua após a publicidade

Primo do diretor de novelas Jayme Monjardim, Mário foi casado com Zoraida Barreto e, atualmente, estava com Branca Monjardim. Ele teve cinco filhos: Marcus, André, Júlio, Leyla e Mario.

Dos descendentes, Júlio Monjardim é diretor de dublagem, enquanto a neta, Giulia Monjardim, é dubladora. Ela já emprestou a voz para a animação “Os Padrinhos Mágicos” e para canções da Disney.

Capixaba, Mário Monjardim Filho nasceu em Vitória em 1935. Começou a carreira em 1954 na Rádio Vitória e, quatro anos depois, migrou para a Rádio Nacional, em Brasília.

Foi para a Globo em 1965, onde trabalhou em humorísticos como Chico Anysio Show e Os Trapalhões, além de participar da primeira versão da série “Carga Pesada”.

A carreira de dublador foi sendo tocada em paralelo desde 1958. Trabalhou em diversos estúdios ao longo dos anos. Ele só se afastou da atividade após sofrer o AVC, no ano passado.