Maringá recebe projeto Paraná Fazendo Arte

A Secretaria de Estado da Cultura começa nesta terça-feira (21) a edição 2006 do projeto Paraná Fazendo Arte, que vai atender a cidade de Maringá e mais dez municípios vizinhos dessa região. A abertura acontece às 20 horas, no auditório Luzamor, com o espetáculo musical ?Encanto Negro?, com os músicos Juarez de Mira, Fátima Castilho e o pianista Fábio Cardoso. A apresentação é aberta ao público e com entrada gratuita.

No repertório, músicas de compositores brasileiros e norte-americanos relacionado à cultura negra. Destaque para obras do paranaense Brasílio Itiberê, Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga, além dos spirituals utilizado nas igrejas dos Estados Unidos.

O projeto Paraná Fazendo Arte tem por objetivo levar o artista paranaense aonde quer que o público esteja. O programa de ação cultural tem um componente multiplicador com dezenas de oficinas de arte. Isso quer dizer que, além de espetáculos teatrais e musicais ( populares ou eruditos), o projeto ainda promove a formação de novos artistas, por intermédio de 30 workshops diferentes, com duração de uma semana, com temas que variam de gestão cultural até dança de salão, passando por teatro de bonecos, contação de história, criação literária, entre outros assuntos.

O resultado tem sido compensador: em três anos, 347 municípios foram beneficiados pelo projeto. O Paraná Fazendo Arte é um trabalho de aproximação e parceria com os municípios do interior do Estado. O grande diferencial do projeto é o atendimento mensal de uma região do Paraná com oficinas, valorizando a cultura local, fazendo uma ponte com os municípios e o trabalho que eles já desenvolvem.

Estão sendo oferecidas desde a cultura popular até alguns elementos da cultura erudita, passando por teatro, dança, circo e artes plásticas. A resposta é positiva, com o desenvolvimento de grupos locais que se beneficiam das oficinas do projeto, como também o retorno do artista que leva seu trabalho para outras regiões. Até o final de 2005 todas as 18 regionais do Estado foram atendidas.

A importância de promover essas ações no Paraná se revela na experiência prática, quando os artistas não só levam seu conhecimento para os alunos, mas também alimentam a Secretaria da Cultura com informações sobre as oficinas que ministram, o que está acontecendo nas cidades e a realidade do interior.

Há, ainda uma estratégia de ação muito pertinente na continuidade deste projeto. Na abertura de cada evento são convidados o prefeito e as lideranças políticas e econômicas de cada região. Assim, o Governo do Estado mostra que a cultura tem força e, ao mesmo tempo, sensibiliza o investimento nessa área. Isso repercute positivamente e acaba fortalecendo o dirigente cultural e o artista nestas regiões.

Serviço
Paraná Fazendo Arte.
Quando: abertura do projeto nesta terça-feira, dia 21
Horário: às 20 horas
Local: no auditório Luzamor, rua Neo Alves Martins, 1704, Maringá.

Voltar ao topo