Marília Vargas lança CD que reúne compositores do Estado

Compositores paranaenses na voz de uma cantora lírica internacional, mas paranaense acima de tudo. A riqueza musical produzida no Estado está no CD Todo amor desta terra – canções paranaenses, lançado com um concerto hoje, às 11h, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo. Quem dá voz às 22 canções é Marília Vargas, nascida em Ponta Grossa, criada em Curitiba e que mora há 13 anos na Suíça.

O trabalho reúne composições de pessoas, como Bento Mossurunga, Alceo Bocchino, José Penalva, Henrique de Curitiba, Benedito Nicolau dos Santos, Wolf Schaia e Gabriel de Paula Machado.

“Meu pai é um grande colecionador de discos e livros relacionados à arte e à memória. Reparamos que não existia muitos registros sobre a música paranaense. Então, decidimos fazer uma pesquisa de repertório, que deu origem ao projeto”, conta Vargas.

Foi árdua a pesquisa: dois anos procurando registros e visitando o Museu da Imagem e do Som. Depois a notícia se espalhou e a dupla recebeu material suficiente.

“Conseguimos muita coisa. Tanto que estamos pensando em fazer o volume II. Mas continuamos recebendo material de bom agrado”, afirma a cantora, que chegou a conhecer alguns dos compositores, como Bocchino, com quem ela trabalhou aos 12 anos, ao debutar no Guaírão no espetáculo Tosca. Foi aí que Vargas decidiu se tornar cantora.

Em 1996, ela foi estudar na Suíça, onde também fez mestrado. Vargas ainda se especializou em Lied e Oratório de classe de Christoph Prègardien, no Conservatório de Zurique. Também recebeu diversos prêmios. O repertório vai desde a música medieval até a atual.

O vínculo de Vargas com a sonoridade brasileira é com a música barroca. “O texto é extremamente importante. A música está à serviço do texto. Neste CD, também procurei transmitir essas poesias, e não só mostrar a voz”, revela.

Desde 2005 ela tem procurado vir mais para cá e, atualmente, se divide entre os dois países. “Tenho feito, desde o ano passado, muitas apresentações aqui e neste ano também”, comenta. A cantora ainda em 2009 vai fazer uma turnê pela Espanha com um grupo italiano, além de concertos de festivais de verão, especialmente Suíça e França.

Serviço

Concerto de lançamento do CD Todo amor desta terra – canções paranaenses. Hoje, às 11h, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo. Além de Marília Vargas, haverá a presença do pianista Ben Hur Cionek.

Voltar ao topo