Mariano Marcondes Ferraz, marido da atriz Luíza Valdetaro, foi preso pela Polícia Federal, ontem, no aeroporto de Guarulhos embarcando para Londres, onde mora com Luíza e mais duas filhas.

continua após a publicidade

A determinação foi do juiz federal Sérgio Moro, que, calcado nas investigações da operação Lava Jato, diz que “há fortes indícios” de que ele pagou mais de R$ 800 mil em propina ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, entre 2011 e 2013, configurando crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Mariano é executivo do grupo Trafigura, do ramo de petróleo, representante no Brasil da marca de combustíveis Decal, empresa que teve contratos com a Petrobrás. A propina teria sido paga a uma offshore mantida pelos genros de Costa, Márcio Lewkowicz e Humberto Mesquita. Foi o próprio Costa quem confessou isto em delação premiada.

A preocupação da Procuradoria da República em prender Mariano é para evitar que ele não seja punido, já que possui nacionalidade italiana e reside no exterior e poderia facilmente sair do País.

continua após a publicidade

De acordo com a investigação, Mariano teria inclusive mudado o seu padrão de viagens ao Brasil, após os depoimentos de Costa,

As informações são da Revista Veja.

continua após a publicidade