O cantor franco-espanhol Manu Chao será uma das principais atrações internacionais a desembarcar em Curitiba neste ano. Depois de Avril Lavigne, Orishas e Weezer, um dos artistas mais polêmicos do cenário pop mundial e defensor das causas humanitárias, Manu Chao se apresenta para o público da capital paranaense, na casa de shows Curitiba Máster Hall. Este espetáculo faz parte do circuito da turnê agendada para a América Latina, na qual reservou duas datas para o Brasil, no dia 17 de novembro em São Paulo e 19 em Curitiba. A festa vai ser comandada também pelo DJ Paco Pigalle, tocando os melhores hits dos quatro cantos do mundo.

continua após a publicidade

Manu Chao nasceu em Paris em 21 de junho de 1961, filho de espanhóis – pai galego e mãe basca. Como ele mesmo diz, se na sua casa tivesse uma bola poderia ser jogador de futebol, mas no seu lugar tinha uma guitarra, compositores e muitos intelectuais, cantores, pintores… das ditaduras sulamericanas que iam muitas vezes na casa de seu pai Ramon. Na adolescência atravessava o canal para mergulhar na cena punk londrina. As múltiplas influências culturais moldaram o trabalho do artista desde cedo.

A mistura no trabalho de Manu Chao resultou no trabalho do grupo Mano Negra (nome emprestado de uma organização anarquista espanhola), o qual o artista fundou com um primo. O sucesso do primeiro single do grupo, o independente "Mala Vida", rendeu imediatamente um contrato com a Virgin Records. Mas a anarquia professada pelo grupo, operando sem manager, aliada a ousada mistura em seu trabalho, não possibilitaram o sucesso internacional – eles tentaram (e não conseguiram) ‘acontecer ‘ nos Estados Unidos no início dos anos 90.

Continuando uma trajetória incomum, em 92 o Mano Negra excursionou pela América Latina num barco, acompanhado por atores e artistas de circo. Em 95, Chao mudou a base de operações do grupo para a Espanha, onde também formou o Radio Bemba Sound System. Com integrantes do Mano Negra e de fora, o Radio acabou gerando atritos que resultaram no fim do primeiro grupo. Chao voltou para a América Latina, compondo e cantando aqui e ali. O resultado deste período foi o álbum "Clandestino" (1998). O CD sem nenhum tipo de promoção vendeu mais de dois milhões de cópias. Em 2001, Chao lançou "Proxima Estación: Esperanza", depois Radio Bemba Sound System e já independente lançou em 2004 um livro, resultado de poemas feitos na adolescência com ilustrações de Wozniak, que acabou musicando e virando CD músicas líricas e de língua franceza, vendido inicialmente em bancas de jornal e depois indo para as lojas.

continua após a publicidade

No decorrer de suas caminhadas estreitou uma relação afetiva muito grande com o Brasil, onde conhece bem o sertão do Ceará, travando uma relação bem próxima com os Repentistas, seja no Rio de Janeiro onde se sente em casa na Lapa e Santa Tereza e até já morou, seja no mangue de Recife onde ficou hospedado na casa de amigos, sempre trocando informações musicais e culturais. No show além de sucessos, que reúne desde a época do Mano Negra, Manu mostra novidades em "portunhol". 
 
Discografia:
Clandestino (1998 Virgin)
Próxima Estación?. Esperanza (Virgin)
Radio Bemba Sound System (Virgin)
Siberie M’Etait Contéee (2004 Radio Bemba)
 
Vindas ao Brasil:
 
Com Mano Negra veio no Cargo 92. Com a Radio Bemba tocou em 2000 no Free Jazz (Rio e São Paulo) esticando para Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, e, em 2.004, onde veio a convite do Forum Cultural para uma apresentação na no Ibirapuera e no dia seguinte um show "clandestino" no SESC Pompeia em São Paulo.
 
Este ano veio ao Brasil colaborar com outros artistas participando de shows com a banda "La Phaze" no Forum Social Mundial , Recife, Rio e São Paulo, em janeiro de 2.005 e voltou com Tiken Jah Fakoly em junho de 2.005, convidado pelo  Consuldado da França e o SESC para comemorar o Dia da Música, festa tradicional que acontece na França, em São Paulo e Brasília.
 
Nas ultimas idas e vindas, onde sempre inclui uma passada por Santa Tereza e pela Lapa, acabou gravando com amigos brasileiros – com Os Paralamas no recém lançado álbum "Hoje", com Marcelo Yuka e com Afroreggae em álbum que está saindo nos próximos dias.
 
Manu Chao tem se dedicado a diversos projetos: produziu o belíssimo CD "Dimanche A Bamako" do casal "Amadou e Marian" do Mali que está fazendo um enorme sucesso na Europa.
 
Manu resolveu juntar a Radio Bemba para uma mini turnê na Argentina e Uruguai (Rosário, Montivideo, Buenos Aires e Córdoba) e não resistiu a passar rapidamente pelo Brasil para dois shows: dia 17/11 em São Paulo no Espaço das Américas e dia 19/11 no Curitiba Master Hall.

A Rádio Bemba Sound System é formada por:  
Manu Chao: voz e guitarra
David Bourguignon: bateria
Gambeat: baixo
Madjid: guitarra
Phil Teboul "Garbancito": percussão
Javier Galiana: teclados 
  
Serviço
Local de vendas: Disk Ingresso: (41) 3327-2929 ? ingressos, mesas e camarotes.
Mais informações: Curitiba Máster Hall (Rua Itajubá, 143 – Portão)  Preço: R$ 35,00 ( estudantes e com 1kg de alimento não perecível). Ingresso normal: R$70,00

continua após a publicidade