‘Mambo Italiano’, comédia que inspirou filme, chega a SP

É com uma comédia pincelada de melodrama que São Paulo abre a temporada teatral de 2011. “Mambo Italiano”, que entra em cartaz a partir de amanhã no Teatro Nair Bello, foi escrita pelo canadense Steve Gallucio e ganhou o mundo depois de arrebatar as plateias de Quebec no início dos anos 2000.

O sucesso amplificou-se em 2003, quando a trama serviu de base para o filme do diretor Émile Gaudreault, com roteiro coassinado pelo próprio dramaturgo e uma inspirada participação de Paul Sorvino, o veterano ator norte-americano, no elenco.

A peça agora chega aqui pelas mãos da atriz Clarisse Abujamra, que assume a tradução e direção do espetáculo, e se revela entusiasta das oscilações entre o registro cômico e o dramático que atravessam o texto de Gallucio. “É fascinante a ideia de fazer o público rir e conseguir emocioná-lo ao mesmo tempo”, comenta a diretora. O enredo parte dos conflitos de Ângelo (Luciano Audrey), filho de uma conservadora família de italianos encabeçada por Maria (Claudia Mello) e Gino (Antonio Petrin).

Trama – Narrador e herói da história, Ângelo conseguiu a proeza de sair da casa dos pais – o que não parece ser algo trivial já que sua irmã Ana (Lara Córdula), mesmo aos 30 anos, ainda não alcançou o mesmo êxito. Roteirista de seriados televisivos, o rapaz pena por não ser capaz de ajustar-se ao padrão sonhado pela família e mantém, às escondidas, um relacionamento com Nino (Jarbas Homem de Mello). Os dois se conhecem desde a infância. Vivem um romance feliz. Mas que não ousa insinuar-se para além das paredes do apartamento onde moram juntos.

É a vontade de expor-se por completo que vai desencadear os infortúnios enfrentados por Ângelo. O namorado, que não aceita ser visto como homossexual, resolve trocá-lo por uma “boa moça italiana” e opta por um casamento de fachada. E a relação com a família – mantida, até então, à custa de muitas verdades caladas ao longo dos anos – implode de vez. Os pais relutam em aceitar a predileção sexual do filho. Ângelo, por sua vez, traz à tona todo o rancor que guarda do passado, sua ojeriza aos costumes que Maria e Gino trouxeram da Itália e fazem questão de manter intactos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mambo Italiano – Teatro Nair Bello (Rua Frei Caneca, 569, Shopping Frei Caneca). Tel. (011) 3472-2414. 6.ª, 21h30; sáb., 21 h; dom., 19 h. R$ 60/R$ 70 (sáb.). Até 27/3.

Voltar ao topo