Mais de 4 mil participam de festival estudantil

O Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera) iniciou suas atividades de 2006, nesta terça-feira (18) à noite, em Francisco Beltrão ? região sudoeste do Estado. As atividades são realizadas no Parque de Exposições Jaime Canet Júnior de 18 a 23 de abril.

Durante seis dias, mais de 4.000 participantes ? professores e alunos da rede estadual de ensino ? vão utilizar, em 28 oficinas, a literatura, música, dança, teatro, cinema, pintura e a escultura como instrumento para a vivência e reflexão sobre o cotidiano da comunidade escolar.

O Fera é desenvolvido pela Secretaria da Educação e tem por objetivo desenvolver atividades pedagógicas, artísticas e culturais para enriquecimento da formação de alunos e professores da rede estadual de ensino e, ainda, melhorar o uso do tempo e do espaço da escola e fortalecer a integração entre a comunidade escolar.

A 3.ª edição do Fera tem como tema a ?Arte no Paraná?. ?Pretendemos resgatar em detalhes a nossa história e as manifestações artísticas do nosso Estado?, disse a coordenadora do Fera, Alexandra Gil.

Para o prefeito de Francisco Beltrão, Vilmar Cordasso, o Fera traz uma semana de alegria e arte. ?Todos os alunos que participam deste projeto terão oportunidade de desenvolver talentos nas diversas áreas da arte?, antecipa.

O Fera é dividido em oito etapas regionais. Nesta primeira, em Francisco Beltrão, o evento reúne estudantes e professores de 52 municípios pertencentes aos núcleos regionais de Educação de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Laranjeiras do Sul e Pato Branco.

Novidade

A novidade desta edição do Festival é a participação de alunos de outras regiões do Estado em diferentes etapas regionais, ou seja, há uma porcentagem de alunos que participam do Fera em Francisco Beltrão, por exemplo, e que não pertencem a região Sudoeste do Estado. ?Esta experiência facilita o intercâmbio e a troca de culturas. Possibilita que alunos de outras regiões conheçam a geografia e as manifestações culturais das demais regiões do Estado?, explica Alexandra Gil.

Outras etapas do Fera:
Guarapuava ? 09 à 14/05
Campo Mourão ? 30/05 à 04/06
Umuarama ? 20 à 25/06
Cornélio Procópio ? 11 à 16/07
Maringá ? 01 à 06/08
Cascavel ? 15 a 20/08
Curitiba ? 12 à 17/09

Voltar ao topo