Maior parte das atrações se passará em programas de humor

As emissoras brasileiras vão economizar as nozes neste final de 2002. Em tempos que o dólar está em alta e a palavra inflação vem sendo murmurada nos noticiários, Record, Band, SBT e Rede TV! resolveram adotar o estilo “lembrancinhas” nas produções especiais para marcar o Natal e o Ano Novo. A exceção, como sempre, é a Globo, que aposta nos previsíveis “Retrospectiva 2002”, “Roberto Carlos Especial” e “Show da Virada”. A emissora vai usar a mesma tática dos concorrentes para tentar abocanhar alguns pontinhos a mais de audiência: adaptar a grade aos temas festivos.

Os seriados “A Grande Família” e “Os Normais”, por exemplo, serão temáticos. O primeiro vai exibir o episódio “A Enorme Família”, em que Lineu, Nenê e trupe recebem visitas para a ceia. Eles só não contavam com a chegada do pai desaparecido de Agostinho, vivido por Francisco Cuoco, e da filha bastarda de Seu Flor, interpretada por Camila Pitanga. Exibido no dia 26 de dezembro, o episódio vai ter 50 minutos de duração. “Mais do que rir, queremos que as famílias se confraternizem no Natal”, avisa Marco Nanini. Já “Os Normais” vai exibir um episódio que se passa no Réveillon com a participação do Titã Paulo Miklos e Cláudia Gimenez. O programa só volta a ser exibido em abril de 2003. “Este episódio foi astral e vai fechar o ano com chave de ouro”, comemora Luiz Fernando Guimarães. “Casseta & Planeta, Urgente!” também será temático e vai destacar um dos personagens que mais brilharam em 2002: Seu Creysson. O personagem vai contar um “conchtio” natalino que envolve vários personagens do programa. “O Creysson vai narrar a história porque se destacou este ano. É ?juisto?”, brinca Cláudio Manoel.

Só alegria

Exibir comédias de situação com os apresentadores da casa é outra tática comum ao SBT, Record e Rede TV!. A Record, por exemplo, exibe no dia 24 o “Família Record”. A trama mostra uma família se mudando de uma casa para um apartamento e vai contar com Adriane Galisteu, Netinho de Paula, entre outros apresentadores da emissora. Já o SBT aposta no “Palace Hotel”, embora ainda não tenha definido a data de exibição do programa. A história se passa no hotel e gira em torno de uma baronesa vivida por Hebe Camargo, que tem jóias roubadas no local. Ratinho vai interpretar um garçom, Ronald Golias um carregador de malas, Sônia Abrão uma ascensorista e Celso Portiolli e Babi farão um casal em lua-de-mel. A produção vai contar com participações de outros apresentadores do SBT, como Carlos Alberto de Nóbrega e Marília Gabriela, além de convidados como Helen Roche, Mariana Kupfer e Patrícia Coelho. A sitcom da Rede TV! é batizada de “O Golpe da Madame”. Escrito pelo inacreditável João Kléber, a trama se passa na festa de uma milionária falida, vivida por Geórgia Gomide, que tenta arrecadar dinheiro mentindo que é para pessoas carentes. “Vou aproveitar para fazer imitações, como do Silvio Santos”, avisa o originalíssimo João Kléber.

Musicais

Já a TV Cultura, Rede Brasil e Band apostaram em musicais. A Rede Brasil, por exemplo, exibe o “Clube do Choro” e “Jambalaya Jazz Festival” em 21 de dezembro. Este último reuniu no Rio de Janeiro músicos americanos e brasileiros, como Paulo Moura e Mauro Senise, no mesmo palco. A TV Cultura, além de incrementar com convidados ilustres o “Viola Minha Viola” e “Musikaos”, vai mostrar especiais, como o show de Antônio Nóbrega no primeiro dia de 2003. Mas é a Band que investiu mais em musicais. Entre 23 de dezembro e 3 de janeiro de 2003, a emissora vai exibir oito shows. Entre eles, de Caetano Veloso, Daniela Mercury e Marisa Monte.

O destaque fica para a véspera do Natal, dia 24, que a Band mostra o “Kaya N? Gan Daya”, show de Gilberto Gil baseado em músicas de Bob Marley. “Vamos investir ainda mais nesta área em 2003”, promete Rogério Gallo, diretor geral da Band. Mesmo assim, a emissora também não deixou de tematizar seus programas, como o “Melhor da Tarde”, “Hora da Verdade” e “Dia Dia”, com Olga Bongiovanni. “O importante é passar tranquilidade nesta época do ano”, avalia Olga.

Festa assinada e animada

O Natal também não vai passar em branco nos canais por assinatura. A Globosat, distribuída pela Net, vai ter uma programação variada. No dia 25 de dezembro, por exemplo, o Telecine Premium mira os baixinhos com o filme de animação “A Fuga das Galinhas”, às 21:30 h. No mesmo dia e horário, é exibida a cópia dublada do filme no Telecine Happy para facilitar ainda mais a vida da criançada. Já o Multishow, por exemplo, mostra o “Pavarotti e Amigos” no mesmo dia, a 0:15 h. O show traz o tenor italiano cantando ao lado de Barry Write, Tom Jones e Deep Purple. Na noite de Natal, às 21 h, o GNT aposta no “Saia Justa”, programa que reúne Mônica Waldvogel, Rita Lee, Marisa Orth e Fernanda Young. Cada uma vai levar um prato de quitutes preparadas por elas mesmas e comentar sobre a gula.

Já a TVA, do grupo Abril, vai investir em filmes temáticos. Na HBO, por exemplo, dia 24, às 15:45 h, o canal exibe “O Natal Assombrado de Gasparzinho”. Na trama, o fantasminha se vê obrigado a assustar uma pessoa em pleno Natal. O Cinemax, por exemplo, mostra no dia 22, às 21:30 h, o curta “O Ajudante do Papai Noel” que conta a história de uma jovem que encontra o verdadeiro amor com a ajuda de um dos gnomos que acompanham o Papai Noel.

Voltar ao topo