Maestro turco em Curitiba

Hoje, a Orquestra Sinfônica do Paraná, que no último mês de maio completou 23 anos de criação, será regida pelo maestro Erol Erdinç, da Turquia. Esta será a segunda vez que o artista comanda o grupo de músicos paranaenses. A primeira aconteceu logo após a fundação da Orquestra Sinfônica. ?Os músicos da Orquestra são muito disciplinados e gostam de trabalhar. Regi o grupo há 21 anos e acho que ele evoluiu bastante?, comenta Erol. ?Convido a todos para assistir à apresentação de domingo. Acredito que se todas as pessoas ouvissem música clássica ou tocassem algum instrumento não haveria guerra no mundo.?

Erol Erdinc é conhecido internacionalmente por sua habilidade com os mais variados repertórios de ópera, ballets e sinfônicos. Muitas vezes aclamado pela crítica internacional, já se apresentou como convidado em diversos países do mundo.

O espetáculo de hoje é uma de mistura poesia e contos de fadas, composto por músicas consideradas bastante conhecidas pelo grande público. Fazem parte do programa as obras Duas miniaturas, de Kara Karayev; suíte do ballet Lago dos cisnes, de Tchaikovsky; e Sheherazade, de Nicolai de Rimsky-Korsakov.

?Estou na Orquestra Sinfônica desde a fundação e fui regido por Erol na primeira vez em que ele esteve aqui. Ele é um maestro muito disciplinado, que conhece bem o repertório e que tem grande vivência internacional com orquestra. Tudo isso faz com que seja uma liderança tranqüila e confiável aos músicos?, diz o violinista e solista do concerto, Paulo Torres.

Erol Erdinç começou sua carreira no Conservatório do Estado de Ankara. Já se apresentou como convidado em vários países e trabalhou como produtor musical em redes de televisão. Como compositor e arranjador, escreveu diversos trabalhos para orquestra, coral, orquestra de jazz sinfônico e música para crianças, criando uma linguagem musical própria ao integrar os tons da música tradicional turca, o estilo popular e o jazz.

Depois de Curitiba, o maestro vai para São Paulo, onde irá reger dois concertos de jazz. Ele retorna à Turquia no próximo dia 22.

Serviço

Poesia e Contos de Fadas no Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Hoje, às 10h30, no Guairão.

Ingressos: R$ 30,00 (Platéia) e R$ 20,00 (1.º e 2.º balcões).

Voltar ao topo