camerata070405.jpg

Camerata vai interpretar Eduardo Bértola e também compositores comtemporâneos.

O maestro Samuel Kerr estara novamente, amanhã, em Curitiba para reger o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. E antes mesmo de falar sobre o programa do concerto, que foi especialmente encomendado para o Coro da Camerata, Samuel Kerr faz muitos elogios ao grupo. ?É muito prazeroso trabalhar com o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, que é um coro de primeira qualidade?, comenta.

Esta é a terceira vez que o maestro vem à cidade para reger o coro. Desta vez, selecionou um repertório de autores do século XX, com o compositor argentino Eduardo Bértola, que morou no Brasil por mais de 20 anos; Darius Milhaud, que dentre os compositores contemporâneos franceses é um dos mais queridos pelos brasileiros, por ter atuado como adido do consulado francês no Rio de Janeiro; e Willy Corrêa de Oliveira, que fez um arranjo especial para a formação que o coro vai apresentar neste final de semana.

De acordo com  Samuel Kerr, todo o repertório é de difícil execução para o canto, especialmente para a obra Variantes Alpha-Omega, de Eduardo Bértola, por ter muitos trinados e linhas de longa duração, com muitas variações de andamento, densidade e dinâmica. Outro ponto alto da apresentação é o arranjo de Willy Corrêa de Oliveira de In Memoriam Xaxim Nim, que foi originalmente composta para coro e flauta transversal. Quando Samuel Kerr percebeu que teria um oboé acompanhando o Coro da Camerata neste concerto pediu para o autor da peça transcrevê-la para novo acompanhamento.

O pedido foi atendido e ?o resultado é uma peça instrumental praticamente nova?, conta o maestro. Merece também destaque a musicalização da poesia de Pablo Neruda, especialmente composta para a ocasião, por cinco compositores paulistanos, também a pedido de Samuel Kerr.

Além da virtuosidade do Coro da Camerata, farão parte do concerto como músicos convidados o oboísta da Orquestra Sinfônica do Paraná Paulo Barreto e a violoncelista Maria Alice Brandão.

Serviço:

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba

REGÊNCIA: Samuel Kerr

MÚSICOS CONVIDADOS: Maria Alice Brandão (violoncelo),

Paulo Barreto (oboé) e Márcia Kaiser (soprano)

DIA 8 DE ABRIL, sexta-feira, às 20h, na Igreja Presbiteriana

– Rua Comendador Araújo, 343, Centro. Tel.: (41) 224-8737

PROGRAMA: Eduardo Bértola (1939-1996) – Variantes Alpha – Omega (1966) – Gustav Holst (1874-1934) – 5 Canções Op. 34 (1916) – Darius Milhaud (1892-1974) – Quatrains Valaisans (1939) -Textos de Rainer – Marie Rilke Darius Milhaud (1892-1974) – Deux Poèmes (1916, 1919) – Willy Corrêa de Oliveira (1938) – "In Memoriam Xaxim Nin"Renato Lemos, Agne Noronha, Gualtieri Belone Filho, Carlos Bauzys e Luciano Carvalho – Suíte Coral (2004) – citando 5 poemas de Pablo Neruda, com tradução de Thiago de Mello

DURAÇÃO APROXIMADA: 50 min

ENTRADA FRANCA

REAPRESENTAÇÃO dia 9 de abril, às 18h30, no Teatro Londrina – Memorial de Curitiba. Rua do Rosário, s/n.º, Largo da Ordem. Tel.: (41) 321-3263. Ingressos a R$ 5,00.